SAÚDE

Dores nas costas? Conheça as principais causas e saiba como evitar

Especialista alerta sobre três pilares básicos para a saúde da coluna: atividade física, postura e peso

Publicado em 18/11/2021 às 08:25Atualizado em 18/12/2022 às 16:56
Compartilhar

No escritório ou em casa, a postura correta ao deitar ou sentar nem sempre é uma preocupação. Mas a médio e longo prazo, as consequências deste ato podem causar dores nas costas ou até mesmo levar a questões mais graves relacionadas a coluna. Nesse sentido, especialistas alertam para os cuidados preventivos e medidas saudáveis para o corpo.

Segundo o ortopedista do Sistema Hapvida, Paulo Augusto Fontes, cerca de 70% dos casos de dores nas costas são causados por problemas posturais relacionados aos hábitos diários, como, por exemplo, o uso de cadeiras. Para evitar as dores, ele destaca que, independentemente do formato do equipamento, algumas recomendações são importantes.

“É preciso que os dois pés estejam no chão e que os cotovelos fiquem apoiados. A região lombar também precisa ficar bem encostada na parte de trás. Agora, se o uso for por um período maior do dia, o indicado é ter uma cadeira especial, ressalta”.

Para além das orientações do dia a dia, o médico chama a atenção para quando um especialista deve ser consultado. “Não é anormal ter dor nas costas. Pelo menos 60% da população mundial terão ao menos um episódio na vida. Já outras, cerca de 5%, vão ter frequentemente. São estes casos que precisam ser avaliados para saber se são decorrentes de erros posturais, falta de atividade física, aumento de peso ou alguma patologia, alertou o médico”.

Finalizando as dicas, Fontes destaca quais são as principais medidas preventivas para evitar problemas. “É importante fazer atividade física regularmente, manter o peso adequado e ter cuidado com os erros posturais - como sentar errado e dormir de bruços, que não é recomendado. O ideal é deitar de barriga para cima com o travesseiro debaixo dos joelhos ou de lado com um entre os joelhos. Abraçar um travesseiro ou comprar um de corpo, também auxilia na postura adequada. Para as pessoas que trabalham com atividades de esforço, os EPI's devem ser adequados, para evitar dores nas costas.”

Sobre o Sistema Hapvida

Com mais de 7,1 milhões de clientes, o Sistema Hapvida hoje se posiciona como um dos maiores sistemas de saúde suplementar do Brasil presente em todas as regiões do país, gerando emprego e renda para a sociedade. Fazem parte do Sistema as operadoras do RN Saúde, Medical, Grupo São José Saúde, Grupo Promed, Premium Saúde, além da operadora Hapvida e da healthtech Maida. Atua com mais de 37 mil colaboradores diretos envolvidos na operação, mais de 15 mil médicos e mais de 15 mil dentistas. Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e nos constantes investimentos: atualmente são 47 hospitais, 199 clínicas médicas, 47 prontos atendimentos, 172 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por