SAÚDE

Novembro Azul: a partir de qual idade os cuidados são recomendados?

Especialista destaca a importância do exame para prevenir e identificar o câncer de próstata

Publicado em 11/11/2021 às 09:14Atualizado em 18/12/2022 às 16:43
Compartilhar

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer entre a população masculina. No Brasil, isso representa cerca de 29% dos diagnósticos da doença. Mesmo com dados alarmantes, o exame de toque, realizado para diagnosticar a doença, ainda é considerado um tabu pelos homens. Entendendo a importância da prevenção e tratamento, especialistas destacam a necessidade deste exame para o acompanhamento da saúde do homem.

Quando se fala no tabu que existe contra esse tipo de exame, o Dr. Alexandre Gomes, diretor de Oncologia do Sistema Hapvida, apresenta dados técnicos que comprovam sua importância e eficácia, que devem superar o estigma. “Muita gente pensa que vai ficar ‘menos masculino‘ e coisas do tipo. A gente tem que entender que o exame mais importante para se detectar o tumor de próstata, ainda mais na fase inicial, é o toque retal”.

Mesmo atingindo diferentes homens, existem grupos específicos que estão mais expostos ao risco. Gomes orienta sobre quais condições devem ser levadas em consideração nesta análise. “O Ministério da Saúde, assim como a Sociedade Brasileira de Urologia recomendam que homens a partir dos 50 anos procurem o seu urologista para fazer o toque retal anualmente”.

Há casos em que, especificamente, o exame deve ser feito antes de alcançar a idade citada anteriormente. Isso acontece porque existem grupos considerados de riscos e com maior predisposição à doença. “Se for em caso de homens negros ou com histórico familiar de câncer de próstata, iniciar esse exame de toque retal aos 45 anos. É um exame que salva vidas e o importante é ter saúde”, finaliza o especialista.

Sobre o Sistema Hapvida

Com mais de 7,1 milhões de clientes, o Sistema Hapvida hoje se posiciona como um dos maiores sistemas de saúde suplementar do Brasil presente em todas as regiões do país, gerando emprego e renda para a sociedade. Fazem parte do Sistema as operadoras do RN Saúde, Medical, Grupo São José Saúde, Grupo Promed, Premium Saúde, além da operadora Hapvida e da healthtech Maida. Atua com mais de 37 mil colaboradores diretos envolvidos na operação, mais de 15 mil médicos e mais de 15 mil dentistas. Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e nos constantes investimentos: atualmente são 47 hospitais, 199 clínicas médicas, 47 prontos atendimentos, 172 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por