SAÚDE

Novembro azul: homens tem 18% de chances de desenvolver câncer de próstata

Rafaella Massa
Publicado em 06/11/2021 às 19:44Atualizado em 19/12/2022 às 01:13
Compartilhar

Assim como o mês de outubro é marcado pela cor rosa, em um simbolismo à campanha de combate ao câncer de mama, o mês de novembro é marcado pela cor azul, que marca o combate ao câncer de próstata. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Ainda, considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais comum em valores absolutos.

Segundo o urologista Luciano Cartafina, dos tipos de câncer existentes que acometem o homem, 18% vão ser na próstata. “Com mulher, para você ter ideia, 23% vai ser na mama. Então, é muita gente que vai ter câncer de próstata”, compara o médico.

De acordo com o INCA, alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. Portanto, o exame de próstata é essencial para o combate a esse câncer e deve ser feito anualmente, a partir dos 50 anos para pessoas sem incidência na família e da etnia branca, e a partir dos 40 anos para pessoas com incidência na família e da etnia negra.

“Se você tem um parente com câncer de próstata, principalmente se você é uma pessoa negra, tem 3 vezes mais chance de ter câncer de próstata do que pessoas brancas. Então, se você tem parente com câncer de próstata e é negro, a partir dos 40 anos de idade tem que começar a fazer o seu rastreamento”, afirma Cartafina.

O médico também explica que a Sociedade Brasileira de Urologia e a Confederação Americana de Urologia estão tentando diminuir essa idade de exame para 45 anos de idade por causa da alta incidência da doença.

“Na realidade, todo homem acima de 40 anos com sintoma urinário deve procurar seu urologista para esclarecer, porque o câncer de próstata não dá sintoma, mas ele pode dar. Então, a gente precisa esclarecer para o paciente de 40 anos que o sintoma que ele está no momento pode estar relacionado ao câncer de próstata”, explica Luciano.

O especialista ainda afirma que há sintomas para o câncer de próstata, mas estes são muito semelhantes ao crescimento da próstata em si e não necessariamente indicam o câncer. Por isso a realização do exame é de extrema importância. “Esse sintoma, necessariamente, não tem que ser câncer de próstata. A partir dos 30 anos de idade, todo homem experimenta o crescimento da próstata. Como o nosso canal da urina atravessa dentro da próstata, à medida que ela vai crescendo, vai apertando o canal do xixi”, relata.

Luciano lista que a partir deste crescimento da próstata o homem vai começando a sentir o jato de urina mais fino, mais fraco, e ao invés de urinar mais longe, começa a urinar mais perto. O urologista também explica que o homem começa a acordar à noite para urinar, o que não acontecia. Também começa a ter que escorar um pouquinho com a mão na parede para começar a urinar, com dificuldade de a urina sair, e ainda pode urinar várias vezes ao dia de maneira descontrolada. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por