SAÚDE

Os cuidados com a saúde mental de crianças e adolescentes na pandemia

Publicado em 24/07/2021 às 12:25Atualizado em 19/12/2022 às 02:41
Compartilhar

A pandemia afetou a rotina em diversos setores, principalmente no que se refere às relações de convívio social. Nesse sentido, crianças e adolescentes também sentem o peso das bruscas mudanças do cotidiano. Especialistas temem que essa nova realidade, se seguida sem os devidos cuidados, possa refletir na saúde mental dos menores e seus responsáveis a curto e longo prazo. 

O pediatra Alexander Engelberg aponta alguns problemas causados em crianças e adolescentes em meio ao isolamento social. “A pandemia tem afetado as crianças de várias formas, diretas e indiretas. A criança tem uma necessidade muito grande de convivência e interação, temos atividades das mais distintas nas escolas, e essa situação de confinamento tira a capacidade de conviver e interagir e faz com que as crianças fiquem mais estressadas e irritadas”.

“A geração de hoje é muito imediatista, gosta de ter seus anseios atendidos de maneira muito rápida e dinâmica, então quando se impõe restrições e limites para convivência você, de uma certa forma, gera uma ansiedade que vai causar alterações comportamentais importantes”, completa o pediatra, destacando a importância dos cuidados com a saúde mental. 

Apesar das mudanças repentinas, Engelberg entende que a situação atual é atípica e temporária. Portanto, o especialista aponta possíveis soluções a serem desenvolvidas no momento, mesmo em casa. “Dentro dessa realidade de restrição, a família assumiu um pouco esse papel, de buscar atividades coletivas dentro de casa para uma aproximação maior das crianças. Elas demandam muita atenção do adulto, então dessa maneira é possível voltar a ter um contato maior, explorar atividades lúdicas, educativas e físicas e que, dentro da família, conseguem estreitar essas relações e, de uma certa forma, preencher essa lacuna de convívio social”.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por