SAÚDE

Inverno acende alerta sobre doenças respiratórias

Especialista destaca a importância de prevenir essas doenças que têm sintomas parecidos com os da covid-19

Publicado em 23/07/2021 às 11:06Atualizado em 19/12/2022 às 02:44
Compartilhar

O período de temperaturas mais baixas chama a atenção dos especialistas em saúde com relação ao aumento dos casos de doenças respiratórias, como a gripe. Além disso, com a alta incidência de casos de coronavírus por todo o Brasil, o risco de infecções virais se torna ainda maior. Por esse motivo, especialistas alertam sobre os cuidados a serem adotados neste período, com o objetivo de conter os casos, incluindo a propagação da covid-19.

A fim de evitar o contágio por diferentes tipos de vírus, incluindo o que causa a covid-19, o clínico geral Marco Antônio da Fonseca Bicheiro, integrante do Sistema Hapvida/RN Saúde - alerta sobre a importância da prevenção. “Higiene, lavando as mãos e usando álcool gel, são rotinas que vieram para ficar, juntamente com o distanciamento social. Essas doenças respiratórias, como a DPOC [Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica] e gripes, são comuns nessa época e o melhor é o cuidado e prevenção”.

Além da possível infecção por doenças respiratórias no inverno, o especialista também fala sobre o agravante que surge com a pandemia do coronavírus. Para isso, o clínico destaca a importância de buscar atendimento especializado em todos os casos. “As demais doenças respiratórias e o coronavírus, são quadros clínicos parecidos. Sendo assim, o melhor é um bom diagnóstico e triagem do indivíduo. Devemos ficar atentos, tomando cuidados necessários como a profilaxia na tentativa de evitar as infecções”, destaca.

Com relação às vacinas, tanto da gripe quanto da covid-19, Bicheiro alerta que deve ser seguida a recomendação de intervalo entre os imunizantes. “Deve tomar mais cuidado com o tempo de administração. É necessário um intervalo entre elas”, finaliza o clínico, seguindo as normas do Ministério da Saúde, que estipula o intervalo mínimo de 14 dias entre a aplicação de um imunizante e outro.

Sobre o Sistema Hapvida

Com mais de 7,1 milhões de clientes, o Sistema Hapvida hoje se posiciona como um dos maiores sistemas de saúde suplementar do Brasil presente em todas as regiões do país, gerando emprego e renda para a sociedade. Fazem parte do Sistema as operadoras do Grupo São Francisco, RN Saúde, Medical, Grupo São José Saúde, Grupo Promed, além da operadora Hapvida e da healthtech Maida. Atua com mais de 37 mil colaboradores diretos envolvidos na operação, mais de 15 mil médicos e mais de 15 mil dentistas. Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e nos constantes investimentos: atualmente são 47 hospitais, 201 clínicas médicas, 45 prontos atendimentos, 173 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por