SAÚDE

Melasma: médica dermatologista dá dicas para tratar a doença

Publicado em 21/07/2021 às 07:26Atualizado em 19/12/2022 às 02:47
Compartilhar

O melasma é uma doença dermatológica crônica que provoca um processo de hiperpigmentação da pele. É possível identificar seu surgimento através das manchas escuras que atingem principalmente a face. A ocorrência do melasma é muito maior nas mulheres, mas homens também podem manifestar o quadro.

Apesar de não causar ardência ou irritação cutânea (exceto quando acompanhado de outras condições, como uma dermatite, por exemplo), o melasma ainda é um grande vilão para a autoestima. As manchas escuras na face costumam afetar visivelmente a testa, maçãs do rosto, buço e o queixo, dando um aspecto não uniforme na tonalidade da pele.  O tratamento do melasma é desafiador 

Infelizmente, não há uma cura definitiva para o melasma. “O que existe, na verdade, são abordagens clínicas mais adequadas para controlar e clarear as manchas escuras na pele”, explica a Dra. Juliana Toma, médica dermatologista com residência pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-EPM) e pós-graduada pelo Instituto Sírio Libanês.

“Ainda não se sabe ao certo quais são as causas do melasma, mas a medicina já sabe quais são os fatores que podem agravar o problema e, que devem, portanto, serem evitados”, explica a especialista.

Segundo a Dra. Toma, as principais condições para o surgimento e piora das manchas escuras no rosto sã

- Exposição à luz solar ou luz artificial: quando a radiação ultravioleta incide nos melanócitos, eles produzem mais melanina para proteger a pele e, consequentemente, a região fica mais escura.

- Fatores genéticos: predisposição para maior capacidade de produção de melanina.

- Alterações hormonais: doenças endócrinas pré-existentes ou até oscilações hormonais causadas pela gravidez (aumento dos níveis de progesterona).

- Medicamentos: o uso de anticoncepcionais impacta na hiperpigmentação do melasma.

- Estresse: a tensão emocional também gera um tipo de estresse-oxidativo no organismo como um todo e também pode agravar as manchas. Então, como controlar o melasma?

O primeiro passo para amenizar as manchas indesejáveis de melasma começa no diagnóstico correto, que deve ser feito somente por um médico dermatologista. 

“Não existem milagres, mas é possível amenizar as manchas através de um acompanhamento clínico, tratamento adequado e disciplina para evitar um efeito rebote, que é quando o melasma que aparentava estar controlado retorna com maior intensidade”, reforça a Dra. Toma.

De acordo com a dermatologista, após a avaliação do tipo e da intensidade das manchas, é possível tratá-las com uma combinação de procedimentos:

- Uso de medicamentos tópicos, como pomadas, géis e cremes clareadores e/ou agentes antioxidantes;

- Uso de medicamentos dermatológicos orais;

- Aplicação ou ingestão de vitaminas;

- Tratamentos com laser.

Seja qual for o tratamento mais indicado para o tipo de melasma de cada paciente, em todos os casos é indispensável fazer o uso correto e constante de um protetor solar adequado. “A melhor forma de controlar o melasma é prevenindo que as manchas se agravem e isso só é possível protegendo a pele com um bom filtro solar”, ressalta a Dra. Toma.

O filtro solar não deve ser ignorado nem mesmo nas estações mais frias do ano e também deve ser aplicado quando a pessoa trabalha em locais fechados exposta à luz artificial de lâmpadas e telas de computadores.

“Para evitar surgimento do melasma e seu agravamento durante e depois do tratamento, é necessário adquirir o hábito de usar o protetor solar diariamente e que ele tenha um fator de proteção solar (FPS) mínimo 30, além de conter bloqueadores UV em sua fórmula”, explica a especialista.

Para avaliar qual é o melhor tipo de tratamento e de proteção solar contra as manchas de melasma, consulte um dermatologista. Não use produtos, medicamentos ou tratamentos caseiros sem a recomendação de um médico.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por