SAÚDE

Uniube oferece atendimentos gratuitos de saúde auditiva

Publicado em 16/07/2021 às 18:03Atualizado em 19/12/2022 às 02:54
Compartilhar

Estudos estimam que mais de 10 milhões de brasileiros possuem deficiência auditiva. O que poucas pessoas sabem é que a surdez pode ser prevenida ou diagnosticada, e o paciente pode passar por reabilitação e acompanhamento multiprofissional especializado a fim de amenizar a dificuldade na comunicação. Em Uberaba, esse diagnóstico pode ser obtido através do Serviço de Atenção à Saúde Auditiva (SASA), da Universidade de Uberaba (Uniube), cujo atendimento é realizado junto à Secretaria Municipal de Saúde e funciona integralmente com verba do Sistema Único de Saúde (SUS).

O SASA Uniube presta serviços em Uberaba desde 2010 e tem o objetivo de realizar avaliação, diagnóstico, adaptação de aparelhos auditivos, reabilitação auditiva e acompanhamentos dos pacientes de todas as idades. Atualmente, o programa atende cerca de 400 pacientes por mês, de Uberaba e da macrorregião do Triângulo Sul.

Segundo a coordenadora do SASA, a fonoaudióloga Mariana Marquez de Rezende, a oferta de atendimento na área da saúde auditiva à população é caracterizada como essencial, pois possibilita, de forma integral, a inserção das pessoas com a deficiência no convívio familiar e profissional, garantindo qualidade de vida a elas.

“A deficiência auditiva é definida como redução ou ausência da capacidade de ouvir determinados sons e é uma das principais deficiências, já que acomete pessoas em qualquer fase da vida, implicando em limitações no desempenho das atividades sociais, educacionais e profissionais. Sem a audição, a pessoa se vê privada de perceber sons da fala, adquirir espontaneamente a linguagem e desenvolver o pensamento abstrato”, explica a fonoaudióloga.

Atendimentos

Com mais de uma década de atuação, o SASA Uniube já realizou aproximadamente 67 mil atendimentos, contemplando em torno de 8.500 usuários que passaram desde o acolhimento, diagnóstico, adaptação de aparelhos auditivos e reabilitação de comunicação. Ao todo, foram adaptados cerca de 15 mil aparelhos auditivos e 69 sistemas FM.

Para ser atendido no SASA Uniube, é necessário apresentar junto à Secretaria Municipal de Saúde, cópia dos documentos de identidade, CPF, comprovante de residência no nome do usuário, título de eleitor e cartão do SUS. Após a entrega dos documentos, o paciente é cadastrado para agendamento do atendimento.

Segundo a fonoaudióloga responsável pelo programa, mesmo durante a pandemia, os atendimentos não pararam e foram adaptados para melhor segurança dos usuários. “Os atendimentos, durante a pandemia, são realizados respeitando todas as medidas de biossegurança preconizadas. Agendamentos espaçados, disponibilização de álcool em gel para pacientes e colaboradores, equipe paramentada e sala de espera com restrição de circulação de pessoas. Tudo seguro para atender aos nossos usuários”, finaliza Mariana.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por