SAÚDE

O estresse crônico adoece? Conheça a aromaterapia

Publicado em 29/04/2021 às 20:02Atualizado em 18/12/2022 às 13:24
Compartilhar

Uma pesquisa realizada pela Associação Internacional de Gerenciamento de Estresse Brasil (Isma-Brasil) aponta o Brasil como segundo país no ranking mundial de índice de estresse: 70% da população ativa brasileira já apresentou ou apresenta sintomas da doença.

Mas o que é de fato o estresse? 

De acordo com a fisioterapeuta, neurocientista e aromaterapeuta, Érica Vieira dos Santos, o estresse é um estado gerado pela percepção de estímulos que causa uma excitação hormonal,  que leva o organismo a disparar adrenalina. O processo gera várias consequências sistêmicas, como o aumento do cortisol que, a longo prazo sendo secretado constantemente no corpo, pode causar disfunção neuronal, hipertensão, problemas digestivos, aumento da glicose no sangue (diabetes), doenças cardíacas, dores de cabeça, problemas de memória, ansiedade, depressão, e piora do sistema imunológico.

“O estresse é uma reação de luta ou fuga à uma situação de ameaça ou perigo que até certo ponto pode ser boa, porque te ajuda a se adaptar. No mundo animal, quando você precisa fugir de um predador, há uma descarga neuroquímica, além de seu coração precisar disparar para bombear o sangue com mais força e ajudar todo seu corpo a se movimentar com velocidade, por exemplo. O problema é quando o estresse se torna algo crônico, ou seja, que acontece diariamente, sempre que você recebe suas contas para pagar ou tem um problema em casa ou no trabalho”, compara Érica.

Mais dados recentes e preocupantes sobre estresse… 

Outro resultado impactante foi apresentado em 2020 por pesquisa científica realizada pelo Instituto de Psicologia e Controle do Stress, que avaliou o estress durante a pandemia do Covid-19 em uma amostra de mais de 3 mil brasileiros adultos. Os resultados apontaram altos índices de estresse (60%), ansiedade (57,5%), depressão (26%) e pânico (14%), bem como grande incerteza em relação ao futuro. 

Para a estudiosa, Érica Vieira, os brasileiros precisam entender a relação que existe entre saúde emocional e física. “A área responsável pelas emoções se encontra bem no meio do nosso cérebro. É ela que faz a integração do sistema motor e sensorial. É dela que saem as informações para o sistema nervoso que controla o funcionamento de todo nosso corpo. É por isso que você pode ter uma dor de barriga se estiver apaixonado ou amedrontado ou até mesmo fazer xixi nas calças se sentir medo demais. 30% dos batimentos cardíacos são controlados pelo sistema nervoso autônomo que está diretamente ligado às nossas emoções, ou seja, ao sistema límbico. Por isso que, quando falamos que para melhorar qualquer doença precisa tratar o emocional, estamos querendo dizer que cuidar das emoções significa melhorar o funcionamento de todo o corpo”, afirma Érica.

Aromas naturais têm efeito terapêutico e farmacológico

Uma vez entendido que existe uma ligação direta entre saúde emocional e física, a estudiosa ressalta que existem também muitas formas de cuidado, prevenção e tratamento para as doenças.  

“Os óleos são extraídos de partes essenciais das plantas, como raiz, caule, folhas, sementes e frutos. Estas partes são responsáveis por protegê-la de predadores quando exalam aromas repelentes, de aquecê-la contra o frio, de protegê-la contra fungos, vírus, bactérias… E para nossa sorte, esses óleos, com suas propriedades terapêuticas e farmacológicas, que possuem mais de 300 substâncias químicas derivadas da classe dos Terpenos, se encaixam molecularmente em nosso organismo. Se você inalar o aroma de um óleo, em 20 segundos suas propriedades estarão em sua corrente sanguínea e permanecerão por seis horas. Se passar na pele, em cerca de 20 minutos estará no seu sangue, e se ingerir em 20 minutos será absorvido pelo seu intestino, caindo assim também na corrente sanguínea”, detalha Érica.

Segundo a estudiosa, diferentemente dos medicamentos alopáticos, sintetizados em laboratório, os óleos essenciais naturais não causam efeitos colaterais quando utilizados na dosagem correta. 

A neurocientista, que tem também formação em Aromaterapia, cita alguns tipos e para que servem, com a ressalva de que é muito importante certificar-se da procedência do óleo para garantir sua qualidade e ainda ter o acompanhamento de um profissional da área:

Veja para que serve alguns óleos:

Lavanda: Relaxamento - insônia, queimaduras, alergias, agitação, cólicas

Limã Purificador - detox, depurador do sangue, suporte imunológico

Hortelã-pimenta: Revigorante - exaustão, febre, enjoos, clareza mental

Melaleuca: Antibiótico, antiinflamatório, antiviral, antifúngico

Tangerina: Regulador de humor - depressão, diurético, gordura localizada

Orégan Purificador - antibiótico e antifúngico - regula flora intestinal

Gengibre: Suporte digestivo - enjoo, má digestão, gastrite, cólicas e tosses

Olíban Regeneração celular - proteção do sistema nervoso, antitumoral

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por