SAÚDE

Pesquisadores identificam possível variante nova do coronavírus em BH

Publicado em 07/04/2021 às 17:28Atualizado em 19/12/2022 às 04:02
Compartilhar

Foto/Marcílio Lana/UFMG/Divulgação

Mais uma possível variante do coronavírus foi localizada no Brasil, desta vez em Belo Horizonte e cidades da região metropolitana. Ainda não se sabe se ela tem maior transmissibilidade ou é mais agressiva no paciente.

O levantamento está sendo feito pelo Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais e o Setor de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Pardini, em colaboração com o Laboratório de Virologia Molecular da Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). 

Foram avaliadas 85 amostras, duas delas continham a presença de um conjunto de 18 mutações nunca encontradas anteriormente. Conforme os cientistas, o achado reforça a urgência de esforços de vigilância genômica em Minas Gerais para a avaliação da situação das novas cepas.

Os dois novos genomas possuem mutações ainda não descritas, ou seja, amostras de uma possível nova variante do coronavírus, que ainda não tinha sido encontrada. Os estudos indicam que elas são descendentes da linhagem B.1.1.28, que já circula em BH desde a primeira fase da pandemia.

Esses dois novos genomas são de amostras coletadas nos dias 27 e 28 de fevereiro, e por serem de pessoas distintas, sem parentesco e nem morarem próximas, os pesquisadores reforçaram a possibilidade de circulação da possível nova variante.

*Com informações Estado de Minas

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por