SAÚDE

Vacinação é eficiente para vencer a Covid-19, afirma especialista

Publicado em 22/01/2021 às 10:30Atualizado em 18/12/2022 às 12:01
Compartilhar

O início da vacinação contra a Covid-19 no Brasil já é uma realidade. Com a aprovação de uso emergencial de pelo menos duas vacinas, a CoronaVac e a de Oxford, o fármaco começa a ser aplicado em todos os estados do país, seguindo o Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde e as estratégias em nível municipal.

Para a médica infectologista do Sistema Hapvida/RN Saúde, Silvia Fonseca, existe agora a melhor forma de prevenção da doença. “As pessoas precisam se vacinar; elas são seguras. Isso só vai trazer benefícios para a população”, diz ela.

A especialista esclarece ainda a necessidade de o paciente que irá receber a vacina estar em boas condições de saúde. “Não pode estar tendo febre e nem estar se recuperando de doença grave. Mas quem vai saber e orientar corretamente é o profissional no posto de vacinação. Então, siga as instruções e busque o posto quando for a sua vez”.

Considerada uma estratégia de saúde coletiva, as vacinas como um todo têm efeito a longo prazo. O habito do brasileiro adquirido nos últimos anos, de manter em dia o Cartão de Vacinas, possibilitou a erradicação e o controle de diversas doenças. “Hoje já não vemos mais a Paralisia Infantil ou Difteria porque nós temos as vacinas. Com relação à essa doença tão assustadora, a Covid-19, agora nós temos duas vacinas já autorizadas pela Anvisa. Por tanto, as pessoas devem se vacinar quando chegar o momento”, reforça.

A infectologista lembra ainda que o bom costume adquirido nos últimos meses, com a higienização das mãos e uso de máscaras, deve permanecer até que haja a imunização da maior parte da população. “Mesmo que o paciente tenha recebido uma ou duas doses da vacina, a máscara não deve deixar de ser usada. Para combater a Covid-19, nós precisamos da vacina, da máscara e também do álcool em gel”, complementa.

Grupos prioritários - No grupo prioritário para receber a vacina, conforme determinado o Ministério da Saúde, estão os profissionais da saúde. Neste primeiro momento a imunização irá contemplar aqueles que estão na linha de frente no enfrentamento à Covid-19, entidades asilares e pessoas institucionalizadas com deficiência.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por