SAÚDE

Estima-se que 23 milhões de brasileiros sofram com algum transtorno mental

Ansiedade e depressão estão entre as doenças mais comuns e podem ser prevenidas com mudanças nos hábitos de vida

Publicado em 19/01/2021 às 18:07Atualizado em 18/12/2022 às 11:53
Compartilhar

Janeiro Branco é o mês da conscientização sobre a saúde mental. De acordo com o Portal Fale Abertamente, no Brasil, estima-se que 23 milhões de pessoas sofrem de transtornos psiquiátricos, das quais, ao menos cinco milhões apresentam níveis moderados e graves dessas doenças.

A preservação da saúde mental é uma tarefa que requer a adoção de um estilo de vida saudável e consciente. Doenças como a ansiedade e a depressão podem ser originadas de uma rotina de estresse e pouca atenção aos sinais que o corpo dá. Por isso, é essencial que a saúde e bem-estar do indivíduo estejam em primeiro plano.

De acordo com o assessor médico do Grupo FQM e neurologista, Dr. Willians Lorenzatto, a depressão é uma doença que tem como característica uma sensação de tristeza profunda e crônica, com baixa autoestima, choro, angústia, sentimento de culpa e inutilidade, presença de pensamentos negativos constantes e perda no prazer das atividades cotidianas. Podem aparecer alterações do apetite, libido, distúrbios gastrointestinais, assim como desregulação do sono, fadiga, cansaço e dificuldade para se concentrar e perda de memória.

Já na ansiedade, há uma preocupação excessiva não controlada pelo indivíduo, falta de controle sobre os pensamentos ou atitudes e sensação contínua de que algo ruim vai acontecer. Junto com a ansiedade, também podem surgir inquietação, nervosismo, fadiga, cansaço, além da dificuldade para se concentrar e alterações de sono. Entre os sintomas físicos estão a falta de ar, sudorese, a mão gelada, boca seca, tontura e náuseas, palpitações, dor no peito entre outras. “Temos de lembrar que as duas doenças costumam estar juntas e os sintomas podem estar associados”, alerta o especialista.

Observar a própria rotina e identificar os fatores que geram estresse é o ponto de partida para a busca de um psicológico saudável. Dessa forma, é possível evitar essas situações ou trabalhar para mudá-las. É muito importante que a pessoa saiba reconhecer as suas próprias limitações e compreender que é imperfeito. Assim, é possível levar a vida de forma leve e sem sentimento de culpa.

Realizar atividades que proporcionem momentos de prazer é essencial para um bom estado mental. Seja a prática de esportes, atividades artísticas, ou outros hobbies, como viagens, gastronomia ou leitura. O importante é que haja um momento de escape e um equilíbrio entre o trabalho, estudos e a vida pessoal.

“A ansiedade e a depressão são tratáveis e o objetivo é recuperar a qualidade de vida do paciente. Quando esses sintomas são muito intensos e frequentes, interferindo na atividade profissional e no convívio social, o médico deve ser procurado. Outro fator que deve ser observado para um atendimento mais precoce é a presença de ideação suicida”, orienta Dr. Lorenzatto.

Desde 2018, o Fale Abertamente é uma iniciativa da FQM que tem o intuito de promover informação a respeito de saúde mental. A ação conta com site e redes sociais que trazem esclarecimento sobre depressão, ansiedade, pânico, bipolaridade e Alzheimer.

Todas as informações compartilhadas em suas mídias são referenciadas por estudos e protocolos de entidades reconhecidas.  Na plataforma, o usuário ainda encontra dicas de prevenção e tratamentos gratuitos ou populares. Seus conteúdos podem ser acessados por meio do site ou pelo Instagram.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por