SAÚDE

Janeiro Branco: quando buscar ajuda para restabelecer a sua saúde mental?

Psicólogo Rafael Jordão elenca técnicas para aliviar os níveis de ansiedade, sobretudo em tempos de pandemia

Eduardo Marins
Publicado em 09/01/2021 às 12:18Atualizado em 18/12/2022 às 11:38
Compartilhar

Foto/Arquivo Pessoal

Segundo o psicólogo Rafael Jordão, comportamentos compulsivos têm se intensificado nos últimos meses e é preciso estar em alerta

O primeiro mês do ano é marcado desde 2014 como “Janeiro Branco”, período em que são realizadas campanhas para reflexão da saúde mental em todo o País. Segundo estudos, a doença mental pode alcançar de 20% a 25% da população brasileira.

A ansiedade, por exemplo, afeta quase 20 milhões de brasileiros, o que corresponde a 9,3% da população no país. O psicólogo Rafael Jordão explica os principais caminhos para aliviar os níveis de ansiedade. “Usar técnicas de relaxamento ajuda, ter controle de respiração, fazer atividade física, se alimentar bem, fazer coisas que você mais gosta, na medida do possível dentro de casa. Tudo isso ajuda a controlar muito”, comenta.

Rafael diz que percebeu também um aumento nos comportamentos compulsivos entre as pessoas. Desde o excesso em comer, beber, ou até simplesmente no processo de lavar as mãos. O ponto chave para perceber estas condições é se estes comportamentos incomodam a pessoa. “Uma pessoa que lava as mãos repetidas vezes, por exemplo, se vai sair de casa, não consegue sair porque tem que voltar para lavar, e isso está começando a atrapalhar o dia a dia dela. É o momento de começar a ligar um alerta”, destaca.

Outra doença bastante comum e discutida neste mês de alerta é a depressão. Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) mostram que nos últimos dez anos, o número de pessoas com a doença aumentou 18,4%. No Brasil, estima-se que quase 6% da população sofrem com o problema, é a maior taxa do continente latino-americano.

A depressão é um conjunto de condições associadas à elevação ou ao rebaixamento do humor. A doença considerada séria afeta negativamente o modo de sentir, pensar e agir. Segundo Jordão, “a depressão é um transtorno depressivo num geral, a gente costuma achar que a depressão é a pessoa triste, mas a principal característica é a falta de vitalidade, de sentir prazer nas coisas que antes a pessoa sentia. A pessoa gostava de ver um filme, de jogar alguma coisa, e aquilo não tem graça mais para ela. Isso é o complicado, a pessoa percebe que gosta, mas não tem mais o prazer”.

Quando devo buscar ajuda?

O psicólogo Rafael Jordão comenta também que quando a pessoa percebe que a qualidade de vida dela está sendo afetada, quando algo está fugindo do controle, é o momento de buscar um profissional, seja um psicólogo ou psiquiatra. E é com o propósito de combater a falta de informações sobre o tema que o “Janeiro Branco” é realizado.

O apoio de amigos e familiares é fundamental neste processo. “O ciclo social é extremamente importante para que a pessoa busque ajuda. O “Janeiro Branco” está aí pra ajudar nisso, com palestras, folders, que demonstram os pontos importantes. A ideia é quebrar o estigma de que psicólogo e psiquiatra é para gente doida”, finaliza Jordão.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por