SAÚDE

Confirmados casos de infecção por coronavírus em cachorros; confira como proteger seu pet

Publicado em 25/11/2020 às 19:41Atualizado em 18/12/2022 às 10:56
Compartilhar

Durante esta semana foram divulgados dois casos de covid-19 em cães. Estas foram as primeiras ocorrências do tipo registradas no Brasil. Cientistas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) anunciaram a descoberta de um vira-lata e um buldogue francês que testaram positivo pelo exame molecular de RT-PCR. Felizmente, eles não desenvolveram sintomas da doença e nem contaminaram pessoas. 

Em entrevista ao O Globo, Flávio Moutinho, professor da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense (UFF), afirmou que devem ser tomadas todas as medidas recomendadas para evitar a transmissão do coronavírus tanto para humanos quanto para outros animais. “Devemos sempre buscar o bem-estar de nossos animais, portanto, passeios na rua e ida ao veterinário quando necessário não podem ser negligenciados. Se os tutores tomarem os cuidados recomendados e higienizarem as patas dos animais ao retornarem da rua, o risco de infecção de pessoas ou animais reduz bastante”, explicou.

Moutinho destaca que não há, até o momento, nenhuma indicação da transmissão da Covid-19 dos animais domésticos para os humanos, somente do contrário. “Essa informação é vital para evitar que pessoas se desesperem e os abandonem por medo”. 

Confira os cuidados necessários para proteger seu cã

Isolamento em caso de contaminação - É recomendável que os pets sejam tratados como membros da família e, caso alguém esteja infectado, essa pessoa também deve se manter isolada dos animais.

Passeio com segurança - É importante manter os passeios, principalmente para os animais que vivem em apartamento, mas devem ser tomados todos os cuidados de segurança tanto para os cães quanto para os tutores. É fundamental manter o distanciamento em relação a outras pessoas ou animais e, ao retornar para casa, efetuar a limpeza das patas.

Higiene intensificada - Existem produtos próprios para a higienização das patas, mas água e sabão próprio para animais são suficientes para limpá-las e eliminar possíveis partículas virais. É fundamental secar bem o local molhado para evitar doenças como as micoses. De modo geral, a rotina e periodicidade de banhos pode ser mantida.

Sem álcool em gel - O álcool em gel não deve ser usado nas patas dos animais em hipótese alguma, pois pode provocar lesões dermatológicas.

Hora do banho - Moutinho indica que quem pode dar banho nos animais em casa deve preferir essa opção. Mas caso leve a um pet shop, é importante que tenha um protocolo rígido de controle da doença. Alves afirma ser possível continuar levando os animais aos estabelecimentos, mas recomenda buscar locais registrados no Conselho Regional de Medicina Veterinária para maior segurança.

Sem uso de máscara - Não há nenhuma recomendação de uso de máscara pelos animais. Elas impossibilitam seu bem-estar e podem trazer mais distúrbios do que benefícios.

Consulte o veterinário - Caso o cão apresente qualquer sintoma que aparente adoecimento, o médico veterinário deve ser consultado. No entanto, é importante lembrar que existe uma série de doenças que afetam os animais e podem causar sintomas semelhante aos da Covid-19.

*Com informações O Globo

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por