SAÚDE

Entenda quais são os riscos das reuniões de final de ano na transmissão do coronavírus

Publicado em 22/11/2020 às 14:46Atualizado em 18/12/2022 às 10:55
Compartilhar

O final do ano se aproxima e com ele surge uma grande questã Como ficam as comemorações de Natal e Ano Novo com a pandemia da Covid-19? Com intuito de sanar dúvidas e expor os riscos da realização de confraternizações, pesquisadores fizeram uma tabela e publicaram no site The BMJ. O trabalho associa cenários, quantidade de pessoas em cada lugar e uso de máscara aos riscos, que são divididos entre “baixo”, “médio” e “alto”. O estudo considera apenas indivíduos assintomáticos e faz a aferição, também, pelo tempo de contato, se ele será curto ou prolongado.

Quando alguém está em um ambiente com pouca gente, com máscara, por curto temp Nesse caso, se ela estiver ao ar livre, com ventilação natural, ou em um interior com circulação considerável de ar, o risco é baixo, mesmo que outras pessoas façam silêncio ou estejam conversando. Em ambientes com baixa ventilação, o risco é menor se quem estiver próximo fizer silêncio ou conversar normalmente. No entanto, se começar uma gritaria ou cantoria, atenção, pois a possibilidade de transmissão sobe para o nível "médio".

Quando o contato é prolongado, com o uso de máscara, porém com pouca gente, o risco se mantém baixo ao ar livre e interior bem ventilado, em casos de silêncio e conversa. Dentro de casa ou em lugar fechado, a tendência de transmissão é maior caso haja grito ou cantoria, ficando em "alerta vermelho" em locais com circulação de ar precária. Com o aumento de pessoas, a chance de transmissão da Covid-19 é maior, de acordo com o estudo.

Ambientes com muita gente: Em lugares ao ar livre e em interiores bem ventilados, caso as pessoas façam silêncio ou conversem normalmente, o risco continua baixo. No entanto, ele aumenta para o nível médio se elas começarem a gritar ou cantar. Em locais com baixa ventilação, nesse caso o risco fica alto, e médio caso não haja diálogo ou que tenha uma simples conversa.

Sem máscara: O risco aumenta significativamente sem o uso de máscara, principalmente em ambiente com muita gente em período de contato prolongado, independentemente do local.

Em ambientes com pouca gente, em curto espaço de tempo, o risco é menor em locais ao ar livre, mesmo que elas estejam conversando. Em caso de gritos ou cantos, o alerta fica médio. Interiores bem ventilados têm risco baixo apenas se todos ficarem em silêncio. Em caso de diálogos, gritos ou cantos, o alerta é amarelo. Ambientes com baixa ventilação precisam de atenção, pois os riscos variam entre médio e máximo, este último se as pessoas falarem em um tom elevado.

Já em locais com muita gente, a maior parte dos ambientes tem alto risco, exceto em lugares ao ar livre, com boa ventilação, se as pessoas estiverem em silêncio ou conversando normalmente. Nesses casos, o risco é médio, assim como em interiores com boa circulação de ar, se todos mantiverem silêncio.

Quando o contato é prolongado em ambientes com pouca gente, o risco é baixo apenas ao ar livre, quando há silêncio. Em locais com muita gente, o risco é alto em todos os cenários, exceto em ambientes abertos, com boa circulação de ar, se não houver diálogo.

*Com informações Estado de Minas

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por