SAÚDE

Covid-19: Confira os cuidados necessários durante a votação do 2° turno

Publicado em 22/11/2020 às 12:24Atualizado em 18/12/2022 às 10:55
Compartilhar

No próximo domingo (29), os brasileiros voltarão às urnas escolher prefeitos de muitas cidades. Porém, diferente de outras eleições, neste ano, a população precisou adotar algumas medidas para combater a transmissão da covid-19. O infectologista do Hapvida/RN Saúde, Fernando Chagas, lembra que as principais recomendações para esse processo eleitoral, principalmente para os locais onde vão ocorrer o segundo turno, em meio à pandemia do coronavírus são usar máscara, manter o distanciamento e levar a própria caneta para a sessão, para evitar a proliferação do vírus.

“É importante lembrar que uma das principais formas de transmissão do vírus é o toque, o contato. Sendo assim, não serão disponibilizados nos locais de votação canetas, porque estas podem vir a se tornar vetores para transmissão da doença. Portanto, a primeira orientação é que todos levem sua caneta. Já os documentos devem ser apenas apresentados, sem que mesário os toque”, explica.

Fernando Chagas reforça que lavar as mãos é imprescindível no processo de votação. “É preciso fazer antes e após a votação. Caso não seja possível, realizar higienização com álcool em gel”, orienta, reforçando que outro cuidado é manter o distanciamento nas seções eleitorais e, após a votação, que as pessoas voltem para as suas casas.

O infectologista reforça que é indispensável o uso da máscara e lembra da necessidade de levar uma reserva. “Se sujar ou umedecer o ideal é trocar imediatamente. Caso seja necessária a troca, não colocar a máscara em nenhum tipo de superfície, jogando-a imediatamente no lixo ou armazenando em uma sacolinha.”, adverte.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por