SAÚDE

Vida saudável vai muito além de contar calorias para emagrecer

Nutricionista Paula Ribeiro alerta que é preciso olhar para o todo e procurar a causa da ingestão errada e/ou excessiva de alimentos

Larissa Prata
Publicado em 21/11/2020 às 13:18Atualizado em 19/12/2022 às 05:52
Compartilhar

Arquivo Pessoal

Segundo a nutricionista Paula Ribeiro, açúcar, leite e glúten são verdadeiros vícios e, mesmo sendo a favor do equilíbrio, alguns alimentos não devem estar presentes na nossa alimentação

Não existe atalh a melhor forma de se livrar de uma vez por todas do famigerado “efeito sanfona” é encarando de frente uma mudança de hábitos. A começar pelo foco. “Enquanto estivermos focados apenas no peso, estaremos olhando na direção errada. O temido ‘efeito sanfona’ ocorre porque não olhamos a causa desta variação de peso, que, diga-se de passagem, vai muito além de apenas contar calorias para emagrecer”, alerta a nutricionista Paula Ribeiro.

Ela pondera que tanto a nutrição funcional quanto a medicina funcional têm objetivo de rastrear sintomas que levam aos desequilíbrios existentes no organismo. Trocando em miúdos, é primordial verificar se tudo funciona direitinho antes de procurar o melhor caminho para o peso saudável.

“O excesso de consumo de alimentos industrializados inativa nossas enzimas digestivas através dos aditivos, conservantes, corantes alimentares, dificultando o processo de digestão dos alimentos, bem como sua absorção. A constante agressão ao intestino por toxinas, alimentos mal digeridos, bactérias nocivas, parasitas, tornam a barreira intestinal permeável, o que chamamos de hiperpermeabilidade intestinal. Este processo faz com que tudo que não deveria seja absorvido, dando início aos processos inflamatórios, que nada mais são que a reação do nosso sistema imune aos corpos estranhos que adentraram à corrente sanguínea através da permeabilidade da barreira intestinal. Todo esse ‘lixo’ absorvido, ocupa lugares de minerais, hormônios etc. Daí a importância de cuidar do todo! É imprescindível limpar tudo isso para que nosso organismo volte a funcionar adequadamente e, somente assim, o planejamento alimentar funcionará sem que sejam necessários radicalismos e dietas mirabolantes”, aconselha Paula.

O papel do intestino tem sido ressaltado pelos profissionais da Saúde e visto como “o segundo cérebro” do corpo humano. “A saúde intestinal também está diretamente relacionada à ansiedade, depressão, compulsão, portanto o processo de reeducação alimentar também se torna mais suave quando cuidamos do intestino!”, explica a nutricionista.

Mas como encarar a vida sem açúcar e glúten? Tratando esse “vício”. “O açúcar, o leite, o glúten são produtos altamente viciantes e prazerosos porque agem no nosso organismo como uma droga. Além disso, são altamente inflamatórios e, portanto, agridem a parede intestinal. Com o aumento alarmante de doenças autoimunes, autismo, transtornos neurológicos é urgente repensarmos nossa alimentação atual. Está em vários artigos científicos o quanto esses alimentos alteram funções metabólicas e comportamento”, alerta a especialista.

“Temos que sair um pouco da zona confortável de comer somente o que é gostoso e viciante e nos conscientizarmos da importância de desembalar menos e descascar mais. Eu prezo pelo equilíbrio, mas também sou da opinião de que alguns alimentos não devem estar presentes na nossa alimentação. A escolha está sempre em nossas mãos. Cuidar da saúde ou da doença? Faça sua escolha!”, ressalta Paula Ribeiro.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por