SAÚDE

Infecção de urina como a da apresentadora Palmirinha requer atenção

Especialista em gerontologia explica por que a bactéria surge com mais frequência em pessoas idosas

Publicado em 29/10/2020 às 18:27Atualizado em 18/12/2022 às 10:40
Compartilhar

Foto/Reprodução

Nesta semana, a apresentadora Palmirinha foi internada e já recebeu alta em São Paulo, com o diagnóstico de infecção urinária e, por conta da idade, os médicos optaram pela internação para cuidados especiais. Na internet, surgiu o debate sobre o que de fato é uma infecção urinária, quais os sintomas e porque isso geralmente acontece com frequência em idosos.

A infecção urinária afeta os órgãos que tem a função de filtrar o sangue e produzir a urina – rins, ureteres, bexiga, uretra. Essas estruturas não são feitas para ter nenhuma bactéria, fungo ou vírus. Quando surge nessas regiões a presença de um microrganismo que se multiplica dentro do sistema urinário, sintomas comuns de infecção podem aparecer.

Entre as manifestações mais comuns da infecção urinária estã

- Dificuldade de conter a urina;

- Dor e/ou ardência ao urinar;

- Febre, náuseas, dores nos rins;

- Sangue na urina em casos mais extremos;

“O risco de evolução dos quadros aumenta em pessoas com idades mais avançadas devido ao sistema imunológico mais comprometido”, explica Marcella dos Santos, enfermeira chefe do Grupo DG Sênior, especializada em gerontologia. “Muitos idosos sofrem transtornos urinários, como, por exemplo, noctúria, quando acordam a noite para urinar. Ao usar fraldas geriátricas, a proliferação bacteriana e fúngica na região genital aumenta, por isso é necessário ter uma higienização adequada na região perineal”, conclui.

Depois de adultas, as mulheres são as que mais sofrem com as bactérias. No estágio pós menopausa, ocorre uma queda do estrogênio, hormônio feminino que atua como protetor de infecções urinárias.

Marcella ressalta que na terceira idade, “o organismo dificilmente desenvolverá febre por conta da infecção. Por isso quem convive com idosos, precisa ficar atenta a um sintoma inusitado, a confusão mental repentina, seguida por esquecimento de comportamento”, explica.  

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por