SAÚDE

Arteterapia: Um processo criativo que promove saúde mental

Publicado em 26/10/2020 às 16:58Atualizado em 18/12/2022 às 10:33
Compartilhar

Foto/Reprodução

A arteterapia é um processo que têm ajudado muitas pessoas, tornando-se uma ferramenta de autoconhecimento e controle das emoções.

Esse tipo de terapia não é destinada somente às pessoas que tem um talento para as artes, ela pode ser facilmente aprendida em suas mais variadas atividades.

Com a alta procura por artesanatos e o aumento do interesse por reformas na pandemia, o trabalho da arteterapia e a busca por atividades manuais trouxeram muitos benefícios para o desenvolvimento cognitivo, emocional e físico.

Nessa perspectiva, a busca por técnicas artísticas esteve no topo de opções de lazer durante o isolamento social, trazendo benefícios e qualidade de vida como um todo.

Quais os benefícios da arteterapia

Atualmente, estamos conectados o tempo inteiro, seja pelas redes sociais ou pelas mensagens de whatsapp.

E por vezes, perdemos a oportunidade de relaxar e aproveitar os momentos do dia, esperando ansiosamente pelo final do expediente ou fim de semana. 

Sendo assim, um dos grandes benefícios da arteterapia é a contribuição para com a saúde mental, trazendo equilíbrio emocional, aumentando a autoestima e ajudando no tratamento de doenças e transtornos psicológicos.

Além disso, contribui para o desenvolvimento pessoal, descobrindo habilidades e desafios que podem ser enfrentados com mais clareza e respeito consigo mesmo.

Vale lembrar que a arteterapia não anula qualquer tratamento psicológico, como psicoterapia ou análise, mas pode ajudar no trabalho e controle de suas demandas psicológicas.

Outro benefício é que ela é indicada para todas as idades e pessoas, podendo ser realizada em conjunto com toda a família.

Ideias de arteterapia para fazer em casa

Agora que você já conhece os benefícios das técnicas em arteterapia, saiba aqui quais as ideias que podem ajudar a escolher hoje mesmo a sua arte e aproveitar os bons resultados que esses exercícios oferecem.  

Pinturas e desenhos na arteterapia

Quando se fala de arteterapia logo vêm a ideia de fazer pinturas ou desenhos, não é mesmo?

E isso é totalmente aceitável, já que a pintura e desenho são exercícios mais comuns na arteterapia, ajudando muitas pessoas com doenças mentais.

Se pode produzir telas com desenhos e pinturas artísticas da natureza, autoretrato e colagens que ajudam compreender a si mesmo, em um autoconhecimento mais criativo e divertido.

Mas saiba que exercícios como colorir e desenhar à mão livre podem ser bem satisfatórios, podendo ajudar a relaxar o corpo e mente, atribuindo o uso da criatividade e controle das emoções.

Artesanatos e consertos de objetos e roupas

A arteterapia também pode ser um hobby, possuindo muitas funcionalidades que contribuem para o nosso seu dia a dia.

Uma delas é consertar roupa com cola, um jeito fácil de arrumar aquela peça guardada no armário, seja com um pequeno furo ou uma bainha descosturada, sem precisar de agulha ou linha, nesse caso.

Com este mesmo produto você pode usar a criatividade e confeccionar novas peças de roupas, como consertar aquele jeans coringa, por exemplo.

Para isso, você só precisa de uma cola para tecido ou linha e agulhas, uma peça de roupa que precisa de um toque especial.

E para artesanatos decorativos para casa, essa mesma cola pode ajudar na hora de fazer almofadas, que contribuem para um espaço mais alegre que necessita de algumas cores que agregam ao ambiente.

Sendo assim, com esses exercícios de arteterapia, os resultados podem contribuir para sua saúde como um todo, trazendo um bem estar e favorecendo a sua autoestima.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por