SAÚDE

Sorriso gengival: qual o tratamento para evitar a insatisfação de milhares de pessoas

Publicado em 26/10/2020 às 11:37Atualizado em 18/12/2022 às 10:33
Compartilhar

O excesso de gengiva no dente é o causador do chamado sorriso gengival

O sorriso é o nosso principal cartão de visita, seja quando conhecemos alguém pela primeira vez ou reencontramos um amigo querido. É por meio dele que demonstramos nossa alegria e contentamento. Mas, nem todas as pessoas se sentem confortáveis para sorrir livremente. Por muitas vezes isso acontece por causa do excesso da gengiva nos dentes, conhecido como sorriso gengival, razão da insatisfação de pessoas no mundo todo ao se olharem no espelho.

Este desalinhamento na região da boca tem diversas causas, podendo ser hereditário, resultado do excesso de crescimento do osso maxilar, e, o mais comum, uma consequência da periodontite, uma evolução grave da gengivite. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 90% da população mundial sofre com problemas na gengiva.

“A doença gengival tem como causa mais frequente maus hábitos de higiene bucal, porém, existem muitos outros fatores que podem desenvolver uma periodontite”, comenta a cirurgiã dentista e especialista em Medicina Integrativa pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, Rosely Cordon. Segundo as Práticas Integrativas e Complementares, a nossa boca é um reflexo da condição do resto de nosso organismo, e, por isso, devemos nos atentar a quaisquer condições que possam se desenvolver no local.

No caso da persistência da periodontite, mesmo com a higiene bucal adequada, devem ser considerados outros fatores. “A causa da doença tem de ser explorada, já que pode provir do tabagismo, consumo excessivo de álcool, diabetes, alterações hormonais comuns na gravidez e doenças autoimunes, que deixam o sistema imunológico vulnerável”, explica.

Independente da causa, o sorriso gengival é um problema relativamente simples de resolver, por meio de um procedimento chamado Gengivoplastia, que é a remoção deste excesso, com laser ou bisturi. A cirurgia é minimamente invasiva, com aproximadamente meia hora de duração e anestesia local. “O pós-operatório é um pouco desconfortável e traz excelentes resultados estéticos. O paciente pode voltar as atividades normais logo em seguida, apenas devendo tomar cuidado com alimentos quentes e muito resistentes”, explica Cordon.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por