SAÚDE

Doação múltipla de órgãos no HC-UFTM beneficia quatro doentes

Doador, de 23 anos, teve morte encefálica decorrente de acidente automobilístico

Carol Rodrigues
Publicado em 17/09/2020 às 00:45Atualizado em 18/12/2022 às 09:34
Compartilhar

O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) realizou, na terça-feira (15), cirurgia para captar um coração, dois rins e um fígado a partir de doação autorizada por família de paciente do sexo masculino de 23 anos com morte encefálica. Quatro pessoas foram beneficiadas.

Conforme a assessoria de comunicação do HC-UFTM, o óbito do jovem, residente em Uberaba, foi confirmado no último domingo (13), às 17h10. Ele estava internado no hospital devido a acidente automobilístico.

Esta é a sexta captação múltipla de órgãos no ano. Coração e fígado seguiram para Belo Horizonte, com transplantes ocorridos ainda na terça-feira. Já os rins, enviados para Uberlândia, foram transplantados na manhã desta quarta-feira (16). Todos as cirurgias correram bem.

Ainda de acordo com a assessoria do HC-UFTM, no primeiro semestre de 2020, a instituição de saúde captou dez córneas, seis rins, um fígado e um coração. Dados do segundo semestre não constam nas estatísticas.

Os órgãos doados vão para pacientes que necessitam de um transplante e já estão aguardando em uma lista de espera única. A compatibilidade entre doador e receptores é determinada por exames laboratoriais e a posição em lista é determinada com base em critérios, como tempo de espera e urgência do procedimento.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por