SAÚDE

Seu cabelo e unha estão fracos? Pode ser a tireoide

Publicado em 16/09/2020 às 14:40Atualizado em 18/12/2022 às 09:30
Compartilhar

Disfunções tireoidianas como o hiper e o hipotireoidismo podem levar a queda de cabelos e unhas fracas. Isso porque a tireoide é uma glândula que regula o metabolismo de todo o organismo, e o excesso ou a falta de hormônios tireoidianos afetam a saúde e crescimento de cabelos e unhas.

A endocrinologista Dra. Lorena Lima Amato explica que tanto o hipo quanto o hipertireoidismo podem levar à queda de cabelo e/ou fraqueza do couro cabeludo. No hipertireoidismo pode ocorrer rápido crescimento das unhas, com tendência à descamação, enquanto no hipotireoidismo ocorrem unhas frágeis, quebradiças.

“O crescimento e saúde das unhas e cabelos dependem de vários fatores, mas certamente a manutenção de níveis adequados de hormônios tireoidianos, mantendo a disfunção (hipo ou hipertireoidismo) sob controle faz toda diferença”, explica a especialista.

A necessidade de outros suplementos, segundo Dra. Lorena, dependerá de exames complementares para identificar se há outras deficiências de vitaminas ou doenças associadas a quedas de cabelos e unhas fracas, que também deverão ser corrigidas.

Sobre a Dra. Lorena Lima Amato - A especialista é endocrinologista pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), com título da Sociedade Brasileira de Endocrinologia (SBEM) e endocrinopediatra pela Sociedade Brasileira de Pediatria. É doutora pela USP e professora na Universidade Nove de Julho.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por