SAÚDE

Você já pensou nas vantagens em se ter um sorriso bonito?

Em muitos casos, a busca pela correção do sorriso acontece para restabelecer a saúde, mas também é comum o desejo vir na idade adulta, antes de um evento importante

Publicado em 12/09/2020 às 11:59Atualizado em 18/12/2022 às 09:27
Compartilhar

Foto/arquivo pessoal

Segundo a ortodontista Alessandra Parreira Menino, alguns fatores contribuem para a construção de um belo sorriso

O sorriso além de transmitir felicidade é também um indicador de confiança e acessibilidade, o sorriso diz muito sobre sua vida social e profissional.

Em muitos casos, a busca pela correção do sorriso acontece para restabelecer a saúde, mas também é comum o desejo vir na idade adulta, antes de um evento importante. Entre os motivos mais comuns estão a formatura, o casamento, uma festa importante ou um grande aniversário chegando. Nesses casos, o objetivo sempre é aumentar a confiança e autoestima para se sentir bem, aproveitar o evento e é claro, garantir a tranquilidade de sorrir para as fotos.

Segundo a ortodontista Alessandra Parreira Menino, da Orto Parreira, alguns fatores contribuem para a construção de um belo sorriso. A simetria dos dentes, o alinhamento horizontal dos dentes, largura do sorriso, a proporção dos dentes, a cor, o espaçamento entre eles, a linha e saúde da gengiva, forma, cor, plenitude e simetria dos lábios.

“Além disso, é muito mais fácil manter limpos os dentes que estão alinhados comparados com dentes apinhados ou tortos. A escovação regular facilitada e o uso de fio dental, previnem o acúmulo de placa na superfície dos dentes (a placa é uma película pegajosa encontrada sobre os dentes, a qual contém as bactérias que causam cárie e periodontite). Além disso, as gengivas se ajustam melhor ao redor de dentes retos garantindo gengivas e dentes mais saudáveis”, destaca.

Alessandra Parreira é pioneira no trabalho com o aparelho ortodôntico e Scanner iTero, em Uberaba. Ela aponta que, felizmente, há uma série de tratamentos disponíveis para alinhar os dentes, desde os tratamentos ortodônticos convencionais aos alinhadores de última geração como o tratamento com alinhadores invisalign.

Os alinhadores são uma série de moldeiras de plástico de alta tecnologia praticamente invisíveis e móveis feitos sob medida para garantir um ajuste ideal nos dentes. A modelagem é toda realizada em computador 3D para criar um plano de tratamento personalizado onde conseguimos mover suavemente os dentes e colocá-los na posição certa. Na vanguarda dessa tecnologia temos o tratamento com os alinhadores invisalign, que podem ser usados para resolver problemas de alinhamento dental em adultos, adolescentes e em alguns casos em crianças.

De acordo com Alessandra, os alinhadores também conseguem expressar os movimentos ainda melhor do aparelho fixo. “Isso só é possível porque a alta tecnologia nos permite planejar movimentos finos e confeccionar alinhadores com alta qualidade para incorporar os movimentos necessários para correção de cada caso”, explica.

Dessa forma, são realizados “pequenos tratamentos”, para cada um deles é prensado um alinhador, assim, o planejamento torna-se fidedigno e previsível. “Invisalign é o tratamento mais estético e discreto do mercado, mesmo quando comparado com o tratamento estético com braquetes transparentes como o cerâmico ou safira. Um dos fatores é a troca rápida de alinhador, dessa forma, mesmo que o alinhador se pigmente, em poucos dias é trocado por outro”.

Além disso, como podem ser retirados para comer, beber, escovar e passar fio dental, garantem assim a realização de uma boa higiene bucal e aumentam a qualidade de vida do paciente. O aparelho em comparação com o fixo, é mais confortável e não machuca. Por isso que com a garantia de que não vai soltar nenhum braquete ou o que o fio possa espetar, é o aparelho preferido por quem tem que fazer retratamento e já usou aparelho ortodôntico.

Outra vantagem é que como é utilizada tecnologia de modelagem em computador 3D para criar um plano de tratamento personalizado, o escaneamento das arcadas que gera a imagem em 3D substitui a moldagem “massinha”, eliminando assim completamente o desconforto dessas antigas moldagens.

Modelagem. “Na Orto Parreira utilizamos o escâner iTero desde 2018, o aparelho possui uma sonda de alta precisão que faz a leitura de forma gerando imagem 3D, e o paciente acompanha sua boca enquanto ela é escaneada. Ainda na cadeira, simulamos os resultados do tratamento de forma imediata e digital, a tecnologia nos permite que tudo isso seja realizado logo na primeira consulta. Além disso, o aparelho nos permite ainda acompanhar os movimentos progressivos e o resultado esperado”.

“Não há mágica, aliás, todo caso trabalhado com alinhadores Invisalign depende de muito estudo do ortodontista para um perfeito plano de tratamento digital, dessa forma, o planejamento do tratamento pode variar dependendo do conhecimento e da experiência do ortodontista”, conclui Alessandra.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por