Cerca de meio de bilhão de demandas do Sistema Único de Saúde (SUS) são solucionadas por ano com a utilização do Cadastro Base do Cidadão. Criado em 2019, o cadastro permite a interação entre os sistemas de informação dos órgãos públicos federais para a aplicação de políticas públicas.
Dessa forma, o cidadão não precisa mais recorrer a vários órgãos públicos e preencher as mesmas informações a cada solicitação de um serviço prestado pela administração federal. Entre os serviços em que a integração foi aplicada, estão o programa Farmácia Popular, o Calendário Nacional de Vacinação e o funcionamento da Lista Nacional de Transplantes.
A ideia do governo é que os cerca de 3,7 mil serviços ofertados aos cidadãos estejam integrados e o usuário não precise prestar as mesmas informações todas as vezes em que recorrer a um eles. Outro benefício do Cadastro é a economia aos cofres públicos. Com as informações centralizadas pela Secretaria de Governo Digital, o Ministério da Saúde registrou queda de R$ 100 para R$ 12 mil no gasto anual para obter dados de outros órgãos federais.