SAÚDE

UFTM e UFMG pesquisam bem-estar ocupacional de mães durante a pandemia

Publicado em 31/07/2020 às 18:33Atualizado em 18/12/2022 às 08:19
Compartilhar

Parceria entre as universidades federais do Triângulo Mineiro e Minas Gerais (UFTM) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) viabiliza pesquisa com o objetivo de investigar o bem-estar ocupacional de mães de crianças entre 3-12 anos de idade frente ao isolamento social causado pela pandemia da Covid-19.

O trabalho envolve dois grupos de pesquisa, o Laboratório Integrado de Tecnologia Assistiva - LITA, da UFTM, e o Laboratório de Investigação & Intervenção no Desenvolvimento na Infância e Adolescência – IDEIA, da UFMG, e é coordenado, respectivamente, pelas pesquisadoras Alessandra Cavalcanti de Albuquerque e Souza e Ana Amélia Cardoso.

Segundo a professora Alessandra Cavalcanti, do Departamento de Terapia Ocupacional da UFTM, a proposta é “identificar quais os hábitos, as rotinas e os papéis que foram alterados pelo isolamento social. Além disso, a pesquisa visa descrever como as mães organizam ou orquestram seus papéis ocupacionais durante o isolamento social. Também, segundo as coordenadoras, visa “identificar diferenças entre mães de crianças com desenvolvimento típico e mães de crianças com deficiência ou transtornos do desenvolvimento no que se refere ao desempenho nas áreas de autocuidado, trabalho, produtividade e lazer durante o isolamento social causado pela pandemia da Covid-19”.

Aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFTM, a pesquisa está em andamento e, para alcançar o público alvo, vem sendo divulgada em diferentes mídias.

A expectativa das pesquisadoras é que as informações coletadas possam contribuir para a elaboração de ações de apoio terapêutico na reestruturação da rotina de mães de crianças com idades entre 3 e 12 anos, no período de isolamento. E, ao final da pesquisa, caso a mãe aceite, os pesquisadores encaminharão um guia com informações gerais para ajudar as mães a lidarem com as alterações em sua rotina.

Para participar da pesquisa basta acessar e responder o formulário on-line.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por