SAÚDE

Cerca de dez voluntários serão vacinados por dia com a dose experimental da CoronaVac

Publicado em 31/07/2020 às 18:14Atualizado em 18/12/2022 às 08:19
Compartilhar

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFMG) pretende vacinar dez voluntários por dia com a CoronaVac. Em Belo Horizonte, 852 pessoas vão receber as doses experimentais do antídoto desenvolvido pela biofarmacêutica chinesa Sinovac Biotech.

Essa fase de aplicação da vacina nos voluntários começou nesta sexta-feira (31) e deve terminar em até dois meses. O Instituto de Ciências Biológicas (IBC)  da UFMG é o único centro de testes fora de São Paulo. Os estudos e testes sobre a eficácia da vacina contra o coronavírus devem durar um ano.

Para participar dos testes como voluntário, a pessoa deve ser profissional da saúde e se inscrever pelo portal disponibilizado pelo Instituto Butantan.

Segundo o coordenador dos testes em Minas Gerais, Mauro Teixeira Martins, os participantes serão monitorados de perto ao longo de 12 meses. "O voluntário é acompanhado por telefone nas primeiras duas semanas e recebe um diário para anotar o que sente. Após duas semanas, ele retorna para receber uma segunda dose. Depois, ele volta em média a cada dois meses.  O acompanhamento é próximo. Quem quer participar deve concordar com isso. Se a pessoa tiver febre ou algum outro sintoma que indique o coronavírus,  passará por exames", detalha. 

A equipe que está desenvolvendo a testagem em Minas gerais é multidisciplinar. Segundo o professor Mauro Teixeira, são cerca de 30 profissionais, sendo seis médicos, seis enfermeiros, além de auxiliares, farmacêuticos e laboratoristas. 

*Com informações O Tempo

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por