SAÚDE

Despedidas virtuais: com velórios restritos, rituais fúnebres migram para o online

Carol Rodrigues
Publicado em 31/07/2020 às 15:27Atualizado em 18/12/2022 às 08:19
Compartilhar

Com restrições impostas pelo novo coronavírus, rituais fúnebres online tornam-se alternativa para familiares e amigos enlutados. São as chamadas despedidas virtuais. Em Uberaba, a psicóloga e especialista em luto Vera Lúcia Dias adaptou a oficina do luto, oferecida presencialmente antes da pandemia da covid-19, para a internet.

A psicóloga destaca a importância dos rituais fúnebres na elaboração do luto enquanto momentos onde os enlutados se reúnem para se despedirem do ente e se acolherem mutuamente. Se não ocorrem, lidar com a perda pode se tornar mais complicado. “Por não se ter visto a pessoa na urna, por não ter se despedido, os parentes que não podem chegar. E mesmo antes da morte, a pessoa [com covid-19] fica na UTI [Unidade de Terapia Intensiva] e não pode receber visita, comumente como se faz nem que seja uma, duas horas por dia”, comenta.

Vera Lúcia explica que as despedidas virtuais são realizadas em plataforma online escolhida pela família, com a participação dos convidados. O ritual permite o uso de mídias como textos e vídeos para honrar, homenagear e relembrar o falecido. Cantorias também são adotadas. 

Quanto à data em que ocorrerá, não há uma recomendação, afirma ela, exemplificando que a reunião pode ser feita no dia da missa de sétimo dia ou na data de nascimento do ente, caso tenha morrido próximo a ela. “É uma cerimônia muito personalizada. Ela até foge do velório tradicional e, nesse ponto, até cumpre mais sua função porque é uma coisa bem exclusiva”, pontua.

Outras vantagens são a possibilidade de participação do parente que mora longe e a gravação da cerimônia, que pode auxiliar na elaboração do luto na medida em que é revista, acrescenta a psicóloga. “Coisas que a gente não pode fazer em um velório comum. Terminou, você não tem como replicar aquilo, você não tem como rever.”

Sobre a função da profissional na ocasião, ela a compara com a de uma professora em sala de aula, onde a participação dos alunos é permitida.

A psicóloga não cobra despedidas virtuais encomendadas por instituições filantrópicas. Caso contrário, o honorário é discutido com a contratante. Em média, a cerimônia dura pelo menos uma hora e meia.  

Ela pondera que é difícil pensar em alternativas que atendam todos os enlutados neste momento. Mas, para ela, as oficinas de luto online cumprem as funções de despedida e homenagem. “É o que é possível nesse momento.”

No município, não são recomendados velórios e funerais de pacientes confirmados ou suspeitos de covid-19 durante o isolamento social e quarentena, orienta portaria interna publicada em abril pela Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb). Caso realizados, várias recomendações devem ser observadas.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por