SAÚDE

Covid-19: Projeção de pico em MG muda novamente e passa para 19 de julho

Segundo Secretário de Estado de Saúde, a previsão é que haja 2.047 casos em um dia no pico

Publicado em 04/06/2020 às 20:57Atualizado em 18/12/2022 às 06:49
Compartilhar

Mais uma vez a data de projeção de pico da Covid-19 em Minas Gerais foi alterada. O secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral informou que a nova data prevista é 19 de julho. Nesta data, o Estado pode registrar, em um único dia, 2.047 novos casos. Nesta semana, esse número está um pouco acima de 1 mil.

O secretário afirmou que o aumento na confirmação de casos do novo coronavírus em Minas se deve ao aumento na testagem. A informação foi repassada, durante entrevista coletiva, nesta quinta (4), que contou com a presença do secretário-adjunto de desenvolvimento econômico, Fernando Passalio.

O secretário informou que foram registrados 14 surtos em 12 municípios mineiros de várias regiões: Centro-sul (4), Centro (3), Noroeste (3), Leste (1), Oeste (1), Sul (1), Vale do Aço (1). Os surtos são o aparecimento rápido de casos em algumas regiões. Segundo o secretário, a situação está sob controle devido ao envio de unidades de resposta rápida a esses locais.

Projeção

De acordo com o secretário, no início de março, as referências eram um banco de dados com os casos registrados no Brasil, e também a tendência nacional no que se referia à pandemia. Como Minas Gerais ainda não apresentava um número significativo de casos de Covid-19, a projeção era baseada no número nacional, mas com o recorte da população do estado.

“Isso nos dava uma ideia do quantitativo de casos que teríamos e do momento em que teríamos o pico da doença. Posteriormente, passamos a fazer um ajuste semanal nessas análises. Tal ajuste nos trouxe uma interferência grande, que foi o isolamento praticado em Minas Gerais. Essa estratégia mudou consideravelmente a quantidade de casos projetados e também a data em que teríamos pico da doença”, pontua Carlos Eduardo Amaral.

Com o passar do tempo, Minas Gerais passou a ter um quantitativo de casos mais significativo, o que tornou possível análise mais precisa do cenário mineiro. “Então, nós passamos a ter outras projeções, mais precisas e mais confiáveis que as anteriores, uma vez que era mais específica para o estado”, esclarece o secretário.

Atualmente, é feito um acompanhamento predominantemente da projeção de Minas Gerais, com a tendência mineira. De acordo com Carlos Eduardo Amaral, neste contexto, a estimativa de pico é apontada para meados de julho. “As projeções são uma importante ferramenta de gestão, pois nos dão uma ideia de onde e quando devemos interferir”, observa.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por