SAÚDE

Mais 6 exames são incluídos na lista obrigatória dos planos de saúde devido ao coronavírus

Decisão ainda deve ser publicada no Diário Oficial para passar a valer

Publicado em 28/05/2020 às 19:15Atualizado em 18/12/2022 às 06:41
Compartilhar

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) incluirá mais seis testes na lista de coberturas obrigatórias dos planos de saúde. Os exames auxiliam no diagnóstico do novo coronavírus A medida passa a valer a partir da publicação de resolução normativa no Diário Oficial da União.

Os exames que passam a ser obrigatórios sã

Dímero D (dosagem): O procedimento já é de cobertura obrigatória pelos planos de saúde, porém, ainda não era utilizado para casos relacionados à Covid-19. É um exame fundamental para diagnóstico e acompanhamento do quadro trombótico e tem papel importante na avaliação prognóstica na evolução dos pacientes com Covid-19.

Procalcitonina (dosagem): O procedimento é recomendado entre as investigações clínico-laboratoriais em pacientes graves de Covid-19, auxiliando na distinção entre situações de maior severidade e quadros mais brandos da doença.

Pesquisa rápida para Influenza A e B e PCR em tempo real para os vírus Influenza A e B: Esses testes são indicados para diagnóstico da Influenza. A proposta consiste na incorporação dos dois procedimentos para minimizar questões de disponibilidade e para otimizar o arsenal diagnóstico disponível. A pesquisa rápida é recomendada para investigações clínico-laboratoriais em pacientes graves. O diagnóstico diferencial é importante, pois a influenza também pode ser causa de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS).

Pesquisa rápida para Vírus Sincicial Respiratório e PCR em tempo real para Vírus Sincicial Respiratóri Esses testes são indicados para diagnóstico da infeção pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR). A proposta consiste na incorporação dos dois procedimentos para minimizar questões de disponibilidade e para aprimorar as possibilidades. O teste rápido para o VSR é útil no diagnóstico diferencial de Covid-19 em crianças com infecção viral grave respiratória.

A maioria dos testes citados são de cobertura obrigatória no âmbito da saúde suplementar, segundo o diretor-presidente substituto da ANS, Rogério Scarabel. “No entanto, observamos que alguns testes destinados à atenção de pacientes graves, que podem impactar na conduta terapêutica, não estavam listados no rol de coberturas mínimas dos planos de saúde ou, quando já incluídos, não contemplavam pacientes com quadro suspeito ou confirmado da Covid-19”, explica.

Para Scarabel, a medida ampliará as possibilidades de diagnóstico, propiciando uma resposta mais rápida e efetiva nos tratamentos.

Essa é a segunda inclusão de procedimentos relacionados ao novo Coronavírus da ANS. Desde março, os planos de saúde são obrigados a cobrir o exame Pesquisa por RT-PCR, teste de detecção do novo coronavírus 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por