SAÚDE

Nova plataforma: Procure por sua rua e veja o risco de contaminação por coronavírus

Publicado em 25/05/2020 às 22:13Atualizado em 18/12/2022 às 06:36
Compartilhar

Foto/reprodução

Com o intuito de auxiliar a população e mapear os locais com mais risco de contaminação pelo coronavírus, profissionais desenvolveram nova plataforma. Profissionais de diversas áreas do conhecimento se juntaram para produzir uma plataforma colaborativa que mapeia o risco de infecção nas diferentes partes do país. Confira aqui! 

Intitulado ‘Juntos Contra o Covid’, o projeto foi criado em março por Faissal Nemer Hajar, estudante de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A ferramenta é gratuita e possibilita pesquisas por cidade e até por rua. O mapa é elaborado de forma colaborativa, a partir de formulários respondidos anonimamente pela internet. As perguntas são simples, sobre estado de saúde, contato com pessoas infectadas e viagens recentes ao exterior.

A partir das respostas, um algoritmo validado pelo Ministério da Saúde e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) calcula o risco de infecção em cada área (baixo, médio ou alto). Os dados são atualizados com uma periodicidade mínima de cinco minutos.

Inicialmente, a plataforma foi testada em Curitiba. Em seguida, expandiu-se com informações de todo o Brasil. O projeto conta com chancela da gigante Amazon, além de outras empresas de tecnologia.

*Com informações Estado de Minas

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por