IOC - Instituto do Osso e da Cartilagem

O sono é o quarto Pilar de nossa saúde

Dr. José Fábio Santos D. Lana, Dr. Eduardo Fonseca Vicente e Dr. Nilo Peçanha dos Santos
Publicado em 23/05/2020 às 11:07Atualizado em 18/12/2022 às 06:34
Compartilhar

Em tempos de pandemia do novo coronavírus ou Covid-19, precisamos manter nossas resistências naturais, que chamamos de imunidade, a mais alta possível. Está comprovado cientificamente que quanto melhor o sono associado a dieta balanceada, melhor será sua resposta imunológica às doenças. O sono é o quarto Pilar de nossa saúde, juntamente com dieta, exercício físico e a saúde mental. Embora dormir mais não nos impeça necessariamente de ficarmos doentes, poupar no sono pode, no entanto, afetar adversamente a saúde e o sistema imunológico. Sem sono suficiente, o corpo produz menos citocinas essenciais, um tipo de proteína que tem como alvo as infeções e inflamações, a fim de ativar, mediar ou regular a resposta imune total.

A combinação de uma alimentação saudável e os cuidados básicos com a higiene do sono são a fórmula ideal para quem deseja uma noite de descanso revigorante. Estar atento a esses fatores colabora para o bom funcionamento do organismo e, consequentemente, para a qualidade de vida e uma boa condição de imunidade. Fazer refeições muito próximas ao horário de dormir e, principalmente, ingerir alimentos que promovam o aumento dos níveis de insulina, podem influenciar na má qualidade do sono. O indivíduo deve evitar alimentos refinados como arroz branco, farinhas brancas e pães. Em contrapartida, um sono de má qualidade também pode influenciar na atividade metabólica, fazendo com que o indivíduo busque por alimentos mais calóricos.

“Enquanto dormimos, os níveis de leptina aumentam, sinalizando que temos energia suficiente para o momento. Na privação do sono, os níveis desse hormônio diminuem resultando no aumento da fome e no armazenamento das calorias ingeridas.” Além da leptina, durante a noite acontece a troca e a regeneração celulares, com a liberação do Hormônio do Crescimento (GH), que ocorre principalmente nas fases mais profundas do descanso. “O sono reequilibra o organismo, produzindo também a serotonina, o hormônio responsável pela sensação de prazer, e impedindo a acumulação de cortisol, que melhora o humor e a boa disposição.” Portanto, está claro que uma dieta balanceada, associada aos cuidados com a qualidade do sono, é essencial para que tenhamos um sistema imunológico equilibrado e muito mais eficiente.

Referências bibliográficas: 1. Born J, Fehm HL. The neuroendocrine recovery function of sleep. Noise Health. 2000;2(7):25-38. 2. Haus E, Smolensky MH. Biologic rhythms in the immune system. Chronobiol Int. 1999;16(5):581-622 3. BODOSI, B. et al.. Rhythms of ghrelin, leptin, and sleep in rats: effects of the normal diurnal cycle, restricted feeding, and sleep deprivation. Americam Journal Physiology: Regulatory, Integrative and Comparative Physiology, v. 287, n. 5, p. R-1071-R1079, 20

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por