SAÚDE

Mexa-se: é possível ser saudável na quarentena

Nutricionista Marcela Rocha dá dicas para driblar as tentações durante a quarentena

Larissa Prata Ciabotti
Publicado em 23/05/2020 às 10:44Atualizado em 18/12/2022 às 06:34
Compartilhar

Arquivo/Jairo Chagas

Foco, força e fé! Ter hábitos alimentares e rotina de exercícios é perfeitamente possível, mesmo em isolamento social prolongado, segundo a nutricionista Marcela Rocha

Passar tanto tempo em casa durante a quarentena mais parece um convite ao deleite gastronômico, não é? Mas é possível ter hábitos alimentares e rotina de exercícios para manter o corpo e a mente saudáveis, mesmo em quarentena. É o que acredita a nutricionista Marcela Rocha, especialista em gastronomia e mestre em alimentos com enfoque em atividade física.

Marcela Rocha concorda que o período estendido de isolamento social gera ansiedade e maior procura aos já bastante acessíveis armários e geladeiras. “Temos mais acesso aos nossos armários, geladeiras, despensas, e a gente precisa tentar driblar essa ansiedade, essa fome, essa vontade de comer sem privações, sem sofrimento. De preferência, comendo! Comendo pequenas porções fracionadas ao longo do dia. Então a dica é que a gente faça pequenos lanches a cada duas ou três horas. Sempre vai ter uma vontadezinha de comer, então a gente faz um lanche”, explica. Ela acrescenta que os lanches podem ter frutas, verduras, vegetais, castanhas, sementes, cereais integrais e até mesmo azeitonas, que são fontes de gorduras vegetais. Melhor ainda se puder associar a uma proteína.

É possível perder peso em pleno isolamento social? Sim. Basta querer e manter o foco. “Para isso vamos precisar um pouco mais de dedicação e organização do tempo para tentar incluir uma atividade física no nosso dia a dia”, aconselha Marcela Rocha. Mas muitas dúvidas aparecem nesse ínterim. Entre elas, o que comer antes e depois do treino. “Se o objetivo é emagrecimento, não é preciso comer muito antes de se exercitar. O ideal é comer coisas leves, como frutas, castanhas, aliadas ou não com proteínas. Após o exercício que é preciso se dedicar a fazer uma refeição um pouco mais completa, que poderia ser uma das três principais refeições: o café da manhã, o almoço ou o jantar no pós-treino”, finaliza. 

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por