SAÚDE

Especialista alerta para os riscos do consumo excessivo de bebidas alcoólicas no isolamento

A médio e longo prazo, hábito pode trazer sérios problemas à saúde

Publicado em 23/05/2020 às 10:27Atualizado em 18/12/2022 às 06:34
Compartilhar

Foto/divulgação

O isolamento social é um momento inédito para boa parte da sociedade. Nesse período, alguns hábitos, com foco no entretenimento, ganharam ainda mais força. Entre eles, o consumo de bebidas alcoólicas.

Segundo especialistas, mesmo em pequenas quantidades, a ingestão diária pode representar riscos. "No sistema digestivo há o aumento da fibrose hepática, evoluindo para cirrose, pancreatopatias crônicas, gastrites e úlceras gástricas. Além disso, existe o aumento da incidência de câncer em praticamente todos os órgãos do aparelho digestivo. De forma geral, a ingestão diária da bebida alcoólica traz menor taxa de concentração e desempenho no trabalho, aumento do índice de transtornos psicológicos e maior risco de doenças cardiovasculares", explica o gastroenterologista Gustavo Spadotto.

Ele alerta também que se o consumo moderado de álcool já é considerado prejudicial, o excesso pode trazer problemas ainda maiores. “Os principais sintomas dessa atividade podem ser identificados por meio de tremores, náuseas, vômitos, dores abdominais e de cabeça, além de fadiga muscular no dia seguinte e má qualidade do sono”, complementa o médico.

Para além da saúde, as bebidas alcoólicas também podem afetar diretamente a estética corporal, seja do homem ou da mulher, influenciando na qualidade da pele e do cabelo, por exemplo. Gustavo Spadotto relata que, quando se ingere bebida alcoólica de forma excessiva, há diminuição na qualidade alimentar. Assim, alimentando-se inadequadamente, pode haver falta de vitaminas e nutrientes. Além disso, após uso de bebidas alcoólicas, há diminuição do rendimento físico, fazendo com que haja redução das atividades físicas e, com isso, prejuízo em todo o organismo", finaliza.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por