SAÚDE

Projeto de extensão orienta mães,pais e cuidadores sobre segurança de crianças

Publicado em 20/05/2020 às 19:52Atualizado em 18/12/2022 às 06:29
Compartilhar

O projeto de extensão “Segurança da criança: primeiros socorros em situação de engasgo” está adaptando as atividades presenciais para as mídia sociais. O objetivo é desenvolver ações de orientação e educação a mães, pais ou cuidadores legais de recém-nascidos e lactentes (28 dias a 1 ano).

O conteúdo é sobre prevenção, reconhecimento precoce dos sinais e sintomas de asfixia, aspiração de corpo estranho e medidas adequadas a serem adotadas para desobstruir ou estabilizar a criança antes da chegada do transporte ao serviço de saúde.

As atividades são coordenadas pela professora Jesislei Bonolo do Amaral Rocha, do curso de Enfermagem da UFTM. O projeto de extensão universitária tem renovação anual desde 2017 e já beneficiou mais de 900 pessoas.

O Segurança da criança foi idealizado a partir da identificação de dados estatísticos de mortalidade e morbidade de crianças de 0 a 5 anos no Brasil. Foi identificado que a primeira causa de morte em acidentes com bebês de até um ano de idade é em consequência de obstrução das vias aéreas por corpo estranho, ou conhecido como engasgo.

Em contextos normais, o projeto é realizado com mães ou cuidadores legais de crianças hospitalizados na Unidade de Alojamento Conjunto na Unidade Materno-Infantil e Ginecologia e Obstetrícia, Pronto Socorro Infantil, Unidade de Cuidados Intermediários do Hospital de Clínicas da UFTM. Durante a pandemia de Covid-19, buscou-se adequar aos novos desafios.

Segundo a coordenadora, no período de distanciamento social, devido à Covid-19 e permanência de crianças em domicílio, observou-se que o número de acidentes domésticos atendidos em Uberaba pelo Corpo de Bombeiros aumentou 27,6% em março de 2020 comparado a março de 2019. A ocorrência que mais aumentou foi a de engasgamento, o que representa um crescimento de 500%. Assim, as atividades de extensão foram adaptadas de presencial para a divulgação das informações por mídia sociais e incluíram outros tópicos de prevenção e primeiros socorros em crianças. Os conteúdos e filmes de orientação são preparados pelos alunos e supervisionados para edição pelos professores participantes do projeto.

“Espera-se que as mães ou cuidadora(e)s de crianças consigam aumentar seu conhecimento sobre prevenção, identificação e manejo de obstrução de vias aéreas e engasgo e acidentes domésticos”, finaliza a professora Jesislei.

Mais informações, acesse o Facebook e o Instagram do projeto. 

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por