SAÚDE

Aprenda a utilizar máscaras e a higienizar as mãos corretamente

Caso o indivíduo não consiga lavar as mãos constantemente, o indicado é utilizar o álcool em gel

Publicado em 09/04/2020 às 08:20Atualizado em 18/12/2022 às 05:31
Compartilhar

Em meio à pandemia de covid-19, o Ministério da Saúde está mobilizando a população a utilizar e fabricar as próprias máscaras de pano, utilizando tecidos que podem assegurar uma boa efetividade, se forem bem desenhadas e higienizadas corretamente. Sobre as máscaras cirúrgicas e filtrantes, o governo mantém a recomendação de que sejam destinadas, prioritariamente, a profissionais de saúde e pessoas com sintomas.

De acordo com a nota do ministério, pesquisas têm apontado que a utilização de máscaras  impede a disseminação de gotículas expelidas do nariz ou da boca do usuário no ambiente, funcionando como uma barreira física que vem auxiliando na mudança de comportamento da população e diminuição de casos de covid-19.

A máscara, entretanto, é uma proteção adicional. Para interromper o ciclo de disseminação do vírus, é importante seguir as regras de distanciamento social, etiqueta respiratória e a higienização das mãos. Usar a máscara de um jeito errado é perigoso.

“A máscara de proteção respiratória só deve ser utilizada quando indicado seu uso. O uso indiscriminado de máscara, quando não indicado tecnicamente, pode causar a escassez do material e criar uma falsa sensação de segurança, que pode levar a negligenciar outras medidas de prevenção como a prática de higiene das mãos. O uso incorreto da máscara pode prejudicar sua eficácia na redução de risco de transmissão. A máscara nunca deve ser compartilhada” OFÍCIO CIRCULAR SEI nº 1088/2020/ME.

Uma mão lava a outra

Além da máscara, a correta higienização das mãos também é necessária. Caso o indivíduo não consiga lavar as mãos constantemente, o indicado é utilizar o álcool em gel. Mas, lembre-se em caso de sujidade o certo é fazer a limpeza adequada com água e sabão. Se você estiver em assistência a pacientes a higienização precisa ser feita antes e após o contato.

Além disso, evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca. Evite tocar superfícies e atenção à limpeza de maçaneta, de interruptor de luz, barras de apoio, chave. Evite compartilhamento de materiais como canetas, por exemplo. O Ministério da Saúde informa que a utilização do álcool em gel como medida de prevenção às doenças transmissíveis é eficaz e importante para evitar a disseminação de vírus. E a sua conscientização ajuda manter a saúde em alta. Vamos aprender a utilizar o equipamento de proteção individual e a higienizar as mãos corretamente corretamente ? Veja o vídeo abaixo!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por