SAÚDE

HC-UFTM prepara estrutura física para atender pacientes de Covid-19

De imediato o hospital oferta 50 leitos de UTI, mas em 60 dias poderá readequar outros espaços para chegar a 72

Publicado em 08/04/2020 às 19:10Atualizado em 18/12/2022 às 05:31
Compartilhar

Estrutura física do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) está sendo organizada para receber pacientes de Covid-19. A informação foi dada pela professora Ana Lúcia de Assis Simões, superintendente do HC, em entrevista para a Rádio nas Nuvens da UFTM.

Segundo a gestora, um trabalho coletivo está sendo feito por uma equipe de engenharia, arquitetura, além de epidemiologistas e infectologistas. Foi feito um desenho do atendimento para isolar pacientes com suspeita e confirmação do coronavírus dos demais pacientes, como cuidados com o transporte interno e uso de equipamentos para exames em separado.

“Estamos organizados para receber e oferecer para população que necessita desse atendimento de imediato, 50 leitos de UTI, equipados devidamente com respiradores e ventiladores pulmonares. Nos próximos 30 dias conseguiremos também disponibilizar mais 10 leitos. E em 60 dias, se for necessário, conseguiremos readequar outros leitos dentro do Hospital, totalizando uma oferta de 72 leitos equipados com ventiladores mecânicos para acolher o cidadão que vier a necessitar dessa assistência”, contabilizou.

A superintendente ainda explicou que o hospital depende de recursos humanos para disponibilizar esses 72 leitos, mas que Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) trabalha em conjunto para possibilitar a chegada desses funcionários. Simões ainda destacou que somente o HC-UFTM irá receber gestantes com suspeita ou confirmação da Covid-19. “Nós somos o único hospital de Uberaba habilitado para oferecer esse atendimento.”

Desde fevereiro, foi instituído o Comitê de Enfrentamento Institucional para o enfrentamento do vírus e tomada de decisões. O grupo tem formação diversa, sendo constituído de gestores, epidemiologistas, infectologistas e representantes de dois sindicatos dos trabalhadores do HC. “A parceria do sindicato nesse momento muito contribui para que a gente possa juntos planejar ações, pensar um trabalho mais seguro e confiável para nossos profissionais de saúde e todos os profissionais que trabalham aqui no hospital”, comentou Ana Lúcia.

Equipamentos

O HC, de acordo Ana Lúcia, iniciou junto com a Funepu uma campanha que está ativa para angariar insumos e equipamentos que estão em falta para os profissionais do Hospital. As doações devem ser direcionadas ao setor de suprimentos, na Rua Capitão Domingos, 50, onde serão devidamente registradas. O doador recebe um documento com uma notificação da doação realizada. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por