SAÚDE

Você sabe como deve ser a máscara de tecido? Veja como fazer e a forma certa de usar

Daniela Brito
Publicado em 08/04/2020 às 11:24Atualizado em 18/12/2022 às 05:32
Compartilhar

A partir da próxima segunda-feira (13), o uso de máscaras será obrigatório em vários locais como supermercados, açougues e até no transporte coletivo em Uberaba. Como as máscaras cirúrgicas são recomendadas preferencialmente ao uso dos profissionais de saúde, a opção é utilizar o modelo de tecido.

A obrigatoriedade abre um novo segmento no mercado. Em Uberaba, costureiras e empresas investem na confecção do produto para comercialização, que vem sendo muito procurado pela população. 

A costureira Daniela Oliveira Rodrigues já produzia máscaras de tecido para outros profissionais das áreas de odontologia, culinária entre outros, porém viu a demanda aumentar com a pandemia. “No começo houve críticas sobre o uso da máscara de tecido por não ser descartável e sim reutilizável”, lembra a profissional. Porém, a costureira diz que a partir do momento que o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, anunciou a liberação do uso da máscara de tecido “as pessoas tiveram maior esclarecimento e aceitaram a máscara de tecido”.

Importa ressaltar que a orientação de Mandetta e do Ministério da Saúde indica as máscaras de tecido para quem , sendo uma “proteção por barreira” sobretudo para quem não tem outra alternativa.

Daniela diz que o pano ideal para as máscaras é o algodão, que permite que a respire normalmente. Além disso, o produto é lavável, pode ser reutilizável. “É uma máscara que precisa ser lavada com sabão, não é necessário água sanitária, passada no ferro quente para o retorno do uso”, orienta.

Atualmente, a costureira produz em torno de 50 máscaras por semana e, com a reabertura do comércio, as encomendas aumentaram. “Agora os empresários estão fazendo pedidos maiores pois estão se organizando para o retorno às atividades com restrições”, afirma. Ainda segundo ela, várias costureiras estão empenhadas na confecção e já falta elásticos no mercado, produto necessário para a produção.

Na Marinho Confecções, a demanda está tão grande por parte de empresas quanto de pessoas físicas, que procuram máscaras para uso próprio e até para revenda do produto. A empresa já produziu em torno de 50 mil unidades de máscaras, atendendo pedidos de Uberaba e região. “A procura está sendo gigantesca, tanto que estamos solicitando prazo para a entrega dos pedidos, que podem demorar de sete a dez dias”, diz o vendedor Maycon Douglas Ferreira Pedrosa. Segundo ele, o produto é feito dentro das recomendações técnicas da Anvisa, com o TNT, em camada tripla e ajuste nasal. “As máscaras também suportam tranquilamente dez lavagens, sem que a água passe pelo tecido”, diz. O vendedor diz que a demanda mostra a preocupação da população, que vem tentando se proteger da Covid-19. “Isso que é importante”, afirma.

Na Pretna's Uniformes Profissionais e Corporativos, as encomendas também aumentaram consideravelmente, conforme revelam as proprietárias, Maria Morais e Sebastiana Silva. A empresa já produzia o produto. Com todo o estoque vendido, as encomendas cresceram consideravelmente.  Veja como colocar sua máscara, segundo a OMS: SAIBA COMO FAZER A SUA MÁSCARA  (Instruções do Ministério da Saúde) Em primeiro lugar, é preciso dizer que a máscara é individual. Não pode ser dividida com ninguém, nem com mãe, filho, irmão, marido, esposa etc. Então se a sua família é grande, saiba que cada um tem que ter a sua máscara, ou máscaras; A máscara deve ser usada por cerca de duas horas. Depois desse tempo, é preciso trocar. Então, o ideal é que cada pessoa tenha pelo menos duas máscaras de pano; Mas atençã a máscara serve de barreira física ao vírus. Por isso, é preciso que ela tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja, dupla face; Também é importante ter elásticos ou tiras para amarrar acima das orelhas e abaixo da nuca. Desse jeito, o pano estará sempre protegendo a boca e o nariz e não restarão espaços no rosto; Use a máscara sempre que precisar sair de casa. Saia sempre com pelo menos uma reserva e leve uma sacola para guardar a máscara suja, quando precisar trocar; Chegando em casa, lave as máscaras usadas com água sanitária. Deixe de molho por cerca de dez minutos; Para cumprir essa missão de proteção contra o coronavírus, serve qualquer pedaço de tecido, vale desmanchar aquela camisa velha, calça antiga, cueca, cortina, o que for.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por