SAÚDE

Atenção: Três adolescentes já morreram por Covid-19 no país

Também já foi registrada a morte de uma criança de três meses no Brasil

Publicado em 07/04/2020 às 19:30Atualizado em 18/12/2022 às 05:28
Compartilhar

Dados divulgados pelas secretarias de saúde dos estados brasileiros começam a mostrar que a letalidade do coronavírus atinge todas as faixas etárias e não só os mais velhos. Além da idade, também já são apontados óbitos de pacientes que não apresentavam nenhum outro problema de saúde antes do covid-19.

Adolescentes

Já são contabilizados três óbitos de adolescentes em território brasileiro. A Secretaria de Saúde de Pernambuco confirmou nesta segunda-feira (6), a morte de um adolescente de 15 anos pelo novo coronavírus. O jovem é a vítima mais nova registrada em Pernambuco, até o momento.

Porém, segundo a pasta, o adolescente apresentava problemas neurológicos. Ele havia dado entrada na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do município apresentando sintomas como febre, tosse e dispneia.

O Estado de São Paulo já tem duas mortes de adolescentes pelo covid-19. Os dados são de boletins epidemiológicos da Secretaria de Estado da Saúde, e indicam que duas mortes foram de pessoas entre 10 e 19 anos de idade. Inicialmente, as duas mortes foram registradas como de adolescentes com fatores de risco, mas a partir do dia 5 de abril o boletim começou a mostrar uma delas como não tendo nenhum fator de risco associado.

Crianças

Uma bebê de três meses diagnosticada com o novo coronavírus morreu na sexta-feira (3), na cidade de Iguatu, no interior do Ceará. A criança foi encaminhada a um hospital no município em 30 de março com dificuldades respiratórias e faleceu em decorrência de complicações como bronquiolite e pneumonia.

Os primeiros sintomas da bebê surgiram no dia 5 de março. No dia 11, a família viajou para Fortaleza para levá-la ao Hospital Albert Sabin, onde fazia acompanhamento médico por ser portadora da Síndrome de Bartter. A suspeita é que a criança tenha se contaminado com o vírus na viagem para Fortaleza.

Apenas o grupo de risco deve se preocupar?

Pessoas com mais de 60 anos estão incluídas no grupo de risco. Porém, algumas comorbidades como diabetes, problemas respiratórios ou cardíacos também são consideradas fatores preocupantes. Contudo, das 11 pessoas que morreram em Minas Gerais por causa do novo coronavírus, já há registro de óbito não ligado a estes fatores.

O paciente do qual ainda não foram confirmadas doenças associadas é um homem de 44 anos, residente de Mariana, na região Central de Minas Gerais, que morreu no dia 30 de março. Ele é a pessoa mais jovem no Estado a morrer pela doença. O histórico de saúde dele ainda é investigado.

*Com informações de O Tempo

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por