SAÚDE

Nova disputada, vitamina C está em falta em farmácias de Uberaba

Depois do álcool em gel e da máscara, é a vez da substância, que ajuda a fortalecer a imunidade, registrar aumento nas vendas

Carol Rodrigues
Publicado em 01/04/2020 às 19:34Atualizado em 18/12/2022 às 05:23
Compartilhar

Foto/ilustração

Depois da alta na procura pelo álcool em gel e pela máscara facial, agora é a vez da vitamina C se popularizar durante a pandemia do novo coronavírus.

O vendedor de uma rede de farmácia local contou que a substância, que fortalece a imunidade, acabou há uma semana. Máscara também está em falta, ao contrário da luva, na qual o aumento nas vendas não foi expressivo, segundo ele. Quanto ao álcool em gel, “o jogo é rápido”. “Está tendo. Mas todo tanto que chega, acaba.”

Em uma rede nacional farmacêutica, a atendente relata que a saída da vitamina C está “muita”. “Mas ainda temos algumas”, pondera. Quanto ao álcool em gel, a loja tem sido abastecida de dois em dois dias para dar conta da demanda, enquanto a saída da luva também não registrou alta similar. Assim como a farmácia anterior, não há máscara no estabelecimento.

Já em uma farmácia pequena da cidade, o estabelecimento preferiu não reabastecer produtos como álcool em gel e máscara facial devido ao aumento do preço do fornecedor. “É também para evitar que o consumidor reclame”, expressa o farmacêutico. Como nas outras drogarias, o estabelecimento tem luvas à disposição, ao contrário da vitamina C, que também está em falta.

 

Cuidado com o exagero

De acordo com a nutricionista e doutoranda em Ciências da Saúde Renata Leão, a vitamina C é um micronutriente essencial para o organismo e que não conseguimos produzí-lo, sendo necessária a ingestão por meio da dieta e/ou suplementação.

Nos alimentos, está pesente em frutas como laranja, limão, melancia, mamão, morango, melão, manga e abacaxi. Ainda segundo a nutricionista, a vitamina também é encontrada em vegetais de folhas verdes, tomates, brócolis, pimentões couve-flor e repolho.

A recomendação diária para indivíduos saudáveis da vitamina C é de 90 mg para homens adultos e 75mg para mulheres adultas, segundo a profissional. 

"Por isso é desnecessário fazer uma suplementação com um comprimido de 1000mg/dia, além do que o excesso desta vitamina poder ser prejudicial, causando diarreias, vômitos, formação de cálculos renais e alterações na absorção de outros nutrientes", alerta a nutricionista.

Para cuidar da imunidade, Leão aconselha ter uma alimentação nutricionalmente balanceada composta por alimentos integrais, leguminosas, frutas, verduras e legumes.

"Além disso, suplemente somente o que for prescrito por profissionais, evite ao máximo os industrializados, beba bastante água, tenha uma boa noite de sono, faça exercícios físicos diariamente e controle o estresse a ansiedade", finaliza.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por