SAÚDE

Corpo perfeito vem com rotina e a longo prazo, segundo especialista

Antes de chegar à academia, a quadras de esporte ou a pistas de corrida, é importante que se faça avaliação clínica geral

Michelle Rosa
Publicado em 25/01/2020 às 08:51Atualizado em 18/12/2022 às 03:48
Compartilhar

Divulgação

Uma correta prática de exercícios físicos regulares começa no consultório médico, diz Carivaldo Junior

O carnaval está chegando e a comemoração agita as academias, com pessoas que estão em busca do corpo ideal para essa ocasião. Mas, independente da data, especialistas fazem um alerta de que, antes do início de qualquer atividade física, é fundamental consultar um médico. A correta prática de exercícios físicos regulares começa no consultório médico. Antes de chegar à academia, a quadras de esporte ou a pistas de corrida, é muito importante que se faça uma avaliação clínica geral, para, aí sim, começar uma atividade física. Somente um médico poderá orientar e resguardar a saúde do atleta, indicando, por exemplo, seus limites físicos.

Carivaldo Resende Junior é ortopedista, especialista em Medicina do Esporte e, de acordo com ele, a escolha de uma atividade física deve começar por um consultório, para que o exercício escolhido de fato traga qualidade de vida ao indivíduo. “Para fazer o exercício de maneira correta é preciso, primeiro, passar por uma avaliação médica para que seja identificado se existem algumas patologias e, no caso, estas sejam tratadas antes do início de qualquer atividade”, explica Carivaldo.

O especialista ainda relata que três pilares são indicados para quem faz ou pretende fazer algum exercíci “medicina, nutrição e acompanhamento de um educador físico”. “Com esses princípios falando a mesma linguagem, as chances de as pessoas chegarem aos objetivos pretendidos com mais sucesso é maior, e com qualidade”, destaca o médico.

Carivaldo chama atenção para os paraquedistas do esporte, aquelas pessoas que buscam praticar alguma atividade apenas para estar bem na ocasião de um evento específico, como no carnaval, por exemplo, ou somente por estética. “O exercício tem que ser praticado regularmente. Para quem pretende ter uma boa saúde e beleza estética, é preciso criar rotinas, sabendo que os resultados serão colhidos somente no futuro, e não em curto prazo. Bons resultados são alcançados com persistência e uma orientação correta”, conclui.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por