SAÚDE

O que fazer nos últimos dias de férias das crianças

O brincar é fundamental para a aprendizagem e desenvolvimento cognitivo e social da criança

Publicado em 17/01/2020 às 12:06Atualizado em 18/12/2022 às 03:36
Compartilhar

A criançada ainda tem alguns dias de férias para aproveitar, e os pais continuam com muito trabalho e atenção redobrados com os pequenos. Então, como fazer para que esses últimos dias de férias se tornem mais prazeroso para todos?

Psicóloga e coordenadora da Clínica de Psicologia do Grupo América, Úrsula Meireles Nasser reforça que o brincar é fundamental para a aprendizagem e desenvolvimento cognitivo e social da criança. Assim, as férias também cumprem o papel educativo.

"Por meio das brincadeiras, a criança explora o mundo e reflete sobre a realidade prática de assuntos que muitas vezes foram aprendidos em sala de aula, interiorizando tudo isso. É a possibilidade de experimentar papéis sociais por meio do faz de conta, possibilitando assim conhecer o mundo e conhecer a si mesma. Fazer tudo isso em família, com os amigos, é muito mais gostoso", destaca Úrsula.

Por outro lado, sabemos que a agenda de compromissos dos pais não para e muitos não conseguem sair de férias por tanto tempo. Então eles continuam trabalhando e têm que lidar com a energia das crianças em casa. Mas a psicóloga explica que esse momento de ócio e lúdico também é importante para os adultos: "o melhor é lidar com tudo isso de uma forma mais leve e planejada para que as férias das crianças sejam prazerosas para a família toda. Vale também contatar as redes de apoio e fazer os rodízios de mães para levar ao cinema, teatro e passeios em geral".

As férias possibilitam maior flexibilidade para crianças e pais, mas elas já estão chegando ao fim e é hora de aos poucos conectar as crianças com o retorno à sua rotina normal. "O brincar é importante, mas as responsabilidades também. Então nesse finalzinho de férias, é bom acostumar a criança aos poucos, para que depois ela não tenha tanta dificuldade em se adaptar com a volta às aulas", pontua a psicóloga.

Úrsula explica que é muito importante conversar sobre isso com a criança, assim como conectar os pequenos com os novos aprendizados que terão no novo ano letivo, a nova professora, nova escola, novos amigos. "O fim das férias não deve ser apresentado para as crianças como algo ruim, mas como um novo ciclo de aprendizado e experiências. Planejar a volta às aulas, comprar e organizar os materiais escolares também pode ser divertido", finaliza. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por