SAÚDE

Janeiro Branco: quando é hora de procurar ajuda psicológica?

É importante vencer o preconceito e aceitar a ajuda profissional antes que a situação se agrave

Marília Mayer
Publicado em 12/01/2020 às 11:36Atualizado em 18/12/2022 às 03:29
Compartilhar

Quando há o desejo do autoconhecimento ou quando qualquer circunstância da vida está diminuindo a capacidade produtiva, de relacionamentos interpessoais e satisfação. Esses dois momentos são alertas de que é hora de buscar auxílio profissional.

Comportamentos diferentes que têm atrapalhado o seu desenvolvimento pessoal no dia-a-dia podem ser sintomas de transtornos mentais.

“Se essas dimensões começam a ficar afetadas por algum sintoma externo ou interno está na hora de pedir ajuda. Importante lembrar que nem sempre o tratamento requer uso de medicação, falo isso porque as pessoas têm um preconceito muito grande”, observa a psicóloga Alessandra Carvalho Abrahão Sallun.

Outro momento indicado para procurar psicoterapia é quando há o desejo de se conhecer profundamente. Neste caso, o acompanhamento junto ao psicólogo e/ou psiquiatra tem caráter preventivo.

“Mesmo que você não esteja sentindo nada, têm questões na sua vida que poderiam ser melhor resolvidas. A qualquer momento, a pessoa pode se voltar ao autoconhecimento”, afirma Sallun.

A psicóloga Alessandra Sallun esclarece que com o acompanhamento psicológico desenvolve novas sinapses cerebrais, ou seja, o resultado é a mudança de atitude uma vez que o trabalho do profissional consiste, entre outras coisas, em ajudar a ampliar o horizonte de possibilidades para o futuro.

Temas neste sentido serão tratados no 1º Fórum Janeiro Branco de Uberaba. O evento é aberto à comunidade e um dos objetivos é desmistificar a saúde mental.

Rotina acelerada potencializa sintomas de transtornos mentais. Além da depressão, também preocupa o número crescente de transtornos ansiosos.

A cobrança por produtividade excessiva, independência financeira, sucesso profissional e até dependência de tecnologia são fatores apontados como causas para tal quadro. O cuidado para com a saúde mental passa pelo desapego ao cumprimento dessas múltiplas exigências. É o que analisa a psicóloga Alessandra Sallun.

“Temos que entender que não é o mundo que nos controla, nós que controlamos nossa própria realidade. Se entrarmos nessa rotina incessante de trabalho, aumentar produtividade, consumir cada vez mais, ficamos escravos disso e quando vivemos um lazer, esporte, convívio social, amizade, família?”, finaliza a profissional. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por