SAÚDE

Escoliose: Sintomas e Tratamento

Publicado em 13/12/2019 às 08:17Atualizado em 18/12/2022 às 02:47
Compartilhar

A escoliose é a curvatura da coluna vertebral, que está presente em 3% da população brasileira. 

Ela pode ser assintomática ou causar dor e limitação de movimento, tudo dependendo do grau que ela se apresenta. 

A coluna vertebral não é reta, ela possui curvas naturais, que permitem que haja movimentação e equilíbrio do organismo. Quando falamos de escoliose, estamos falando de curvaturas exageradas ou muito acentuadas.  Causas da Escoliose 

Na grande maioria dos casos de escoliose não há uma causa bem estabelecida. 

Alguns casos estão ligados à problemas genéticos ou síndromes, problemas neuromusculares ou comprimento desigual dos membros. 

Tumores, distrofia muscular e outra doenças também levam ao aparecimento da escoliose.  Sintomas da Escoliose 

Os sintomas podem variar, de indivíduo para indivíduo. Mas alguns sintomas podem ser comuns: 

Ombros em diferentes alturas; 

Cabeça não centrada; 

Quadril levantado ou mais proeminente; 

Diferentes alturas nas costelas; 

Inclinação de corpo para um lado; 

Dor nas costas.  Diagnóstico 

O diagnóstico da escoliose pode vir por queixa de dor do paciente ou em um exame de rotina. 

Um bom exame físico é importante, mas alguns exames de imagem são geralmente associados. 

Uma das maneira iniciais que o médico pode começar a verificar a presença de escoliose é pedir ao paciente que toque os dedos com pés com as mãos. Com isso, ele poderá verificar como está a disposição da sua coluna. 

Uma radiografia, tomografia ou ressonância magnética podem ser solicitadas se já ouvir a desconfiança da presença da escoliose e no intuito de verificar o grau da patologia. 

A curvatura da coluna vertebral  é medida e uma curvatura acentuada ou significativa é maior que 25 a 30 graus, porém curvaturas acima de 45 ou 50 graus são consideradas graves. 

O tratamento da escoliose se baseia no grau de angulação que ela apresenta: 

0 à 10 graus: não há necessidade de tratamento fisioterápico;

10 à 20 graus: há necessidade de tratamento fisioterápico;

20 à 30 graus: tratamento fisioterápico e uso de colete ortopédico;

 30 à 40 graus: uso do colete ortopédico;

40 à 50 graus: tratamento cirúrgico. Tratamento da Escoliose 

Não é porque você recebeu um diagnóstico de escoliose que terá que parar todas as atividades que faz. 

Isso pode ser muito impactante, sobretudo se você é uma pessoa ativa, por exemplo, uma bailarina. Mas a escoliose, dependendo do grau, não é impedimento de atividade física. 

É importante lembrar que se você trabalha constantemente com o corpo (no caso de bailarinas ou dançarinos), estará também constantemente trabalhando com o alinhamento das articulações. 

Também é importante ressaltar que pessoas ativas, como dançarinas, com escoliose, estão mais propensas à terem lesão. 

Desta forma, esses pacientes devem fazer um trabalho fundamental de fisioterapia, alinhamento e fortalecimento muscular, justamente para evitarem ao máximo terem lesão. 

O ITC Vertebral tem a mais completa equipe para o tratamento preventivo de lesões que podem afetar a coluna. 

Existem os tratamentos não cirúrgicos que, dependendo do grau da escoliose, são bastante resolutivos. Um exemplo disso é o uso de um colete para corrigir a angulação da coluna. Porém esse tratamento só é proposto à pacientes jovens, cujos ossos ainda estejam em processo de crescimento. 

O objetivo do uso do colete é justamente impedir que a escoliose piore com o crescimento. 

O estirão de crescimento, fase que todo adolescente passa, no qual há um crescimento maior do indivíduo em altura, é um dos fatores que pioram a escoliose, portanto, o uso do colete é justamente para evitar essa piora. 

Mas nem sempre o colete consegue impedir que a curvatura se acentue, havendo a possibilidade de cirurgia. 

A cirurgia é uma opção de tratamento para curvaturas acima de 45 graus.  Cirurgia de Escoliose 

Deve ser uma opção de tratamento somente para curvaturas muito graves e quando o tratamento primário conservador não deu resultado. 

Os objetivos principais da cirurgia de escoliose são reduzir a curvatura da coluna vertebral, impedir a progressão do problema, prevenir problemas cardiorrespiratórios e cardíacos, dependendo da angulação, melhorando a qualidade de vida do paciente. 

A cirurgia da escoliose não é obrigatória se não há risco de vida para o paciente. 

Na cirurgia da escoliose, a coluna vertebral é alinhada, com a colocação de implantes metálicos, sobretudo nas vértebras. 

Quando realizada em pacientes jovens, como adolescentes, a cirurgia da escoliose tende a ter resultados mais efetivos, justamente porque a coluna vertebral é mais flexível quando somos jovens. 

Além disso, a recuperação pós-cirúrgica desses pacientes é melhor do que em pacientes mais velhos.  Exercícios Para Escoliose 

É importante ressaltar que exercícios para quem tem escoliose devem ter um objetivo e são parte de um tratamento integrado.

Portanto, converse com seu médico e fisioterapeuta sobre a melhor forma de lidar e tratar a escoliose. A fisioterapia auxilia demais a pacientes com escoliose. 

O tratamento conservador, quando em jovens, têm por objetivo impedir que a doença piore. Além disso, tanto Pilates quanto treinamento funcional têm por meta melhorar os movimentos do corpo e prevenir lesões. 

Um profissional gabaritado e especializado poderá fazer uma série de exercícios que fortaleçam a musculatura e melhorem o alinhamento da região, melhorando bastante o incômodo. 

Nem toda pessoa com escoliose irá apresentar dor, mas se esse for o caso é necessário um tratamento imediato que vise mitigar o quadro doloroso. 

Liberação miofascial, alongamentos e terapia manual são bastante importantes para quem tem a patologia, sobretudo se a dor vier associada. Quem sente dor nas costas têm que ser tratado com prioridade, para que o quadro de dor melhore o quanto antes. Mas cada caso é um caso e o plano de tratamento para cada paciente deve ser sempre individualizado. 

Os exercícios para quem tem escoliose devem ser feitos para os dois lados, uma vez que se há desalinhamento das musculatura, ela estará mais enfraquecida em um lado do em outro. 

Para o ITC Vertebral, o objetivo sempre é melhorar a qualidade de vida de quem nos procura, mitigando quadros dolorosos, promovendo alinhamento e postura e assim, melhorando a qualidade de vida. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por