SAÚDE

Zika provocou a morte de 24 recém-nascidos em Minas nos últimos quatro anos

Apesar do número, especialista diz que as chances de um novo surto no verão são remotas

Publicado em 08/12/2019 às 17:07Atualizado em 18/12/2022 às 02:37
Compartilhar

Segundo o boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, vinte e quatro bebês perderam a vida após contrair zika em Minas Gerais nos últimos quatro anos. Esse é o total de vítimas da doença no Estado, que não matou nenhum adulto

A maioria dos doentes no Estado também é formada por crianças. Dos 148 casos registrados – de outubro 2015 a outubro de 2019 – 114 foram em meninos e meninas com até 28 dias de vida. A faixa-etária se justifica devido a fragilidade dos recém-nascidos, que não têm anticorpos suficientes para combater o vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, explica os óbitos.

Adultos

Muitos mineiros podem ter contraído a doença, sem manifestar os sintomas. Isso ajuda a explicar a baixa contaminação de adultos, afirma o virologista da UFMG Flávio Fonseca. “Como é uma enfermidade muito branda, o próprio corpo da pessoa trabalha no combate, sem que ela saiba”.

O especialista diz que as chances de um novo surto no verão são remotas. “Não esperamos grandes quantidades de casos como nos últimos quatro anos”, disse o pesquisador, que ainda fez uma comparaçã “a principal diferença é que a dengue tem vários sorotipos, o que dificulta que ela acabe. Já a zika tem apenas um”.

Diretora de Vigilância de Agravos Transmissíveis da SES, Janaína Fonseca Almeida destaca que as notificações de zika estão em queda desde 2017. Ela acredita que, em 2020, a taxa de contaminação seja ainda menor. “Mas é importante frisar que o transmissor é o Aedes. É preciso ter consciência e não deixar água parada, evitando a proliferação do mosquito”.

*Com informações do Hoje em dia

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por