SAÚDE

Doutora destaca nova técnica para corrigir falha dentária

Esse novo conceito de tratamento surge com o propósito de apresentar grande precisão, conforto e previsibilidade na estética

Publicado em 23/11/2019 às 08:03Atualizado em 18/12/2022 às 02:08
Compartilhar

André Santos

Luciana Melo destaca que a carga imediata contribui para eliminar os problemas psicológicos associados à falta de dentes

O dente perdido ou a região desdentada, nos casos indicados, poderão ser reabilitados com a colocação de provisórios imediatamente sobre o implante colocado. A afirmação é da doutora em Implantodontia e Periodontia em Uberaba Luciana Melo de Paula. Em algumas situações, segundo ela, nem os pontos são realizados, dando a sensação ao paciente de que não houve cirurgia e com a estética totalmente satisfatória.

“Com a carga imediata nas indicações adequadas, isso é totalmente previsível”, frisa.

A doutora explica que esse novo conceito de tratamento surge com o propósito de apresentar grande precisão, conforto e previsibilidade na estética no tratamento fixo. O tratamento carga imediata, ou dentes no mesmo dia, consiste em coroas ou próteses provisórias que se fixam ao implante logo após a sua inserção no osso. Esclarece que as próteses utilizadas na carga imediata são provisórias e meses depois devem ser substituídas pelas definitivas.

Entre os benefícios da carga imediata, está a redução do tempo de tratamento, pois, segundo Luciana, com essa técnica pode-se substituir um dente com grande rapidez, enquanto no método convencional é necessário um tempo de espera para a regeneração óssea, cerca de dois a seis meses, até ser possível confeccionar a prótese definitiva. Na carga imediata fixa-se uma coroa provisória após a cirurgia, evitando o uso de próteses removíveis e, consequentemente, garantindo a satisfação estética e funcional do paciente.

Outro ponto positivo é que apenas uma cirurgia é realizada, sem a necessidade de uma segunda intervenção para a reabertura dos implantes. Além disso, Luciana acrescenta que a novidade evita a aparência com falta de dentes e o desconforto das próteses removíveis, porque as próteses de carga imediata substituem a falta de dentes. “O problema da aparência desdentada desaparece, assim como a dificuldade de adaptação às próteses removíveis, e, o que é ainda melhor, eliminam-se os problemas psicológicos associados à falta de dentes”, ressalta a doutora Luciana.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por