SAÚDE

Campanha de vacinação contra o sarampo para jovens de 20 a 29 anos começa hoje

Em Minas Gerais, a estimativa de não vacinados dentro dessa faixa etária é de 1.412.123 milhão

Publicado em 17/11/2019 às 12:01Atualizado em 18/12/2022 às 01:59
Compartilhar

Tem início nesta segunda-feira (18) em Minas Gerais a segunda etapa da campanha de vacinação contra o sarampo. Esta fase, que acontecerá até o dia 30 de novembro - quando haverá o Dia D de mobilização -, contempla os jovens de 20 a 29 anos que não possuem histórico vacinal de duas doses do imunizante. As informações são da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

“As faixas etárias entre 20 e 29 anos foram escolhidas com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal da doença, já que a mesma apresenta maior frequência de casos nesta faixa de idade. Dessa forma, a vacina direcionada para este público reduz a possibilidade de aglomeração nas Unidades Básicas de Saúde, em decorrência da procura da vacina”, explica a coordenadora estadual do Programa de Imunizações da SES-MG, Josianne Dias Gusmão.

Nesta etapa da campanha, seguindo orientações do Ministério da Saúde, será utilizada como referência para a vacinação a estimativa de não vacinados contra o sarampo entre a faixa etária de 20 a 29 anos e não a cobertura vacinal, como foi feito anteriormente. Isso porque o registro nominal de vacinação é relativamente recente e a maior parte da população de adultos não foi registrada nominalmente no sistema.

Em Minas Gerais, a estimativa de não vacinados dentro dessa faixa etária é de 1.412.123 milhão, sendo 447.650 indivíduos de 20 a 24 anos e 964.473 pessoas entre 25 e 29 anos. "É importante ressaltar, ainda, que a vacina tríplice viral está disponível para toda a população, de 6 meses a 49 anos, na rotina dos serviços de imunização. Para isso, basta a pessoa ir até o posto de saúde mais próximo de sua residência com o cartão de vacina e se imunizar”, completa Josianne.

Doses enviadas

Ainda de acordo com a SES, até o momento Minas Gerais recebeu 720.000 doses da vacina tríplice viral para serem utilizadas nesta segunda etapa de vacinação contra o sarampo. Adicionalmente, ao longo do mês, serão enviadas mais doses para complementar o quantitativo necessário do público prioritário da campanha.

Desde o início do ano foram confirmados 99 casos de sarampo em Minas Gerais e o estado está com surto ativo da enfermidade, segundo o Ministério da Saúde. “A principal ação da secretaria para impedir o avanço da doença é manter a população protegida por meio da vacinação, mobilizando esforços para garantia de altas coberturas vacinais”, conclui Josianne.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por