SAÚDE

Exercitar-se é fundamental para o envelhecimento saudável

A OMS estima que, em 2050, um quinto da população mundial terá idade superior a 60

Michelle Rosa
Publicado em 09/11/2019 às 08:29Atualizado em 18/12/2022 às 01:49
Compartilhar

O personal trainer Rafael Gomes explica que a orientação é necessária para que a pessoa envelheça da melhor forma

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, em 2050, a população mundial com idade superior a 60 anos chegue a dois bilhões. Isso representa um quinto da população mundial.

Com o aumento da estimativa de vida vem um grande desafi como envelhecer de forma saudável?

De acordo com o personal trainer e proprietário de academia, Rafael Gomes, os principais aspectos para ter um envelhecimento saudável é a prática de exercícios físicos regularmente e ter uma alimentação saudável, ambos orientados por profissionais da área.

“E quando se fala de atividade física, um dos principais benefícios é o ganho de massa muscular, que, em consequência, ajuda a melhorar as funcionalidades nessa fase da vida. O resultado, é um idoso rejuvenescido, apto a fazer várias atividades cotidianas que lhe são propostos, além do bem-estar físico e mental e, principalmente, envelhecimento saudável na parte de prevenção de doenças”, aponta Rafael.

Ainda segundo Rafael, a família tem um papel importante no processo. “Além do aumento da expectativa de vida, a maioria dos idosos são frágeis, expostos a doenças mais facilmente e é comprovado cientificamente que a prática regularmente de exercícios ajudará na prevenção e tratamento da maioria de doenças, assim como as mais comuns: câncer, Alzheimer, Parkinson, Sarcopenia (perda de massa muscular e massa óssea), entre outras”, explica o profissional.

Mas é preciso ter cuidado na hora de escolher a que atividade a se dedicar. Rafael destaca que é necessário respeitar a individualidade biológica e patológica. “Antes de começar será preciso fazer uma avaliação física. Com o resultado, um bom profissional irá direcionar qual exercício o idoso estará apto para realizar”, explica.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por