SAÚDE

Pesquisa mostra que composto da pimenta pode ser usado na luta contra obesidade

Estudo desenvolvido na UFMG aponta que a substância acelera o metabolismo e inibe o ganho de peso

Publicado em 21/10/2019 às 17:46Atualizado em 18/12/2022 às 01:13
Compartilhar

O componente químico que dá a ardência da pimenta – a capsaicina – pode ser o mais novo aliado ao combate à obesidade. Estudo desenvolvido na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) aponta que a substância acelera o metabolismo e inibe o ganho de peso.

Apesar dos testes terem sido realizados em camundongos, a expectativa é a de que os efeitos também sejam comprovados em seres humanos, destaca a pesquisadora Núbia Melo, do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Imunologia da universidade. Nos próximos quatro anos, a ação da capsaicina deverá ser testada em células humanas.

Iniciados em 2017, os estudos foram concluídos recentemente. “Induzimos o ganho de gordura em 14 ratos para, então, acompanhar os efeitos da capsaicina”. Ela explica que, por ter ação termogênica, o produto aumentou o gasto de energia, mesmo com o corpo dos roedores em repouso.

Em todo o país, conforme o Ministério da Saúde, duas a cada dez pessoas têm a doença metabólica. Em Minas Gerais 17% da população vive convive com a obesidade.

De acordo com Núbia Melo, o estudo demonstra, ainda, que o componente pode ser benéfico para diabéticos tipo 2 e para quem tem altos níveis de colesterol e triglicérides. “Melhora os índices glicêmicos e o perfil lipídico do organismo”, frisou.

Moderação

A nutricionista Lara Natacci alerta que excesso no consumo de capsaicina é prejudicial. Por elevar o metabolismo, pessoas hipertensas, com dificuldade para dormir e ansiosas correm o risco de terem os problemas agravados. A especialista ressalta que a capsaicina pode ajudar na redução de peso, desde que combinada com dieta balanceada e prática de atividades físicas.

*Com informações do Hoje em Dia 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por