SAÚDE

Alimentação errada é responsável por 80% dos casos de obesidade infantil

A partir dos seis meses de idade, a criança começa a conhecer os alimentos, textura e sabor, a sentir o real sabor

Michelle Rosa
Publicado em 19/10/2019 às 10:17Atualizado em 18/12/2022 às 01:12
Compartilhar

Foto/Divulgação

A nutricionista Renata Nobbis alerta os pais quanto aos perigos de uma alimentação irregular para as crianças

No dia 11 de outubro, foi lembrado o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, uma doença crônica que pode e deve ser tratada. O objetivo dessa data é conscientizar a população sobre os cuidados necessários para combater esta doença, que no Brasil afeta 19,8% das pessoas e já preocupa médicos e especialistas. 

Com as crianças a situação também não é diferente e cerca de 80% dos casos de obesidade infantil estão relacionados à alimentação errada. Por isso, a nutricionista Renata Nobbis alerta os pais quanto aos perigos de uma alimentação irregular para as crianças e reforça medidas de combate à obesidade.

“A partir dos seis meses de idade, a criança começa a conhecer os alimentos, textura e sabor, a sentir o real sabor, e a partir disso se cria a memória. Quando começamos a adoçar ou a colocar sal, deixamos de ensinar que a criança crie um paladar mais limpo e sensível”, conta Renata Nobbis.

Especialista em Nutrição Comportamental, ela explica que a principal causa da obesidade em crianças e adolescentes são os produtos industrializados.

“Principalmente os refringentes e doces. Tudo que deveria ser evitado. A criança que não tem esse hábito em casa dificilmente vai consumir o produto em outro ambiente, porque o sabor não vai agradar ao paladar, por isso é tão importante que os pais priorizem a qualidade de vida”, destaca.

Ainda de acordo com especialistas, salgadinhos ricos em sódio também causam dano à saúde da criança. “Ricos em sódio, os salgadinhos atrapalham o paladar da criança, diminuindo a sensibilidade na língua da mesma e fazendo com que ela fique cada vez mais condicionada a querer alimentos mais salgados”, aponta a nutricionista.

Ela pontua que a obesidade e a hipertensão estão cada vez mais presentes na vida das crianças, por conta dos hábitos dos pais. E ainda que tudo pode ser mudado com a aquisição de uma alimentação mais natural.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por