SAÚDE

Três casos suspeitos de sarampo foram descartados em Uberaba

Município não tem casos confirmados; SMS reforça orientação para as pessoas manterem caderneta de vacinação atualizada

Publicado em 20/09/2019 às 19:09Atualizado em 18/12/2022 às 00:25
Compartilhar

Secretaria de Saúde de Uberaba reforça orientação à população para manter a caderneta de vacinação em dia. A SMS segue monitorando a situação do sarampo em Uberaba, que teve 12 casos suspeitos notificados, sendo que três casos foram descartados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Nenhum caso foi confirmado no município segundo boletim da SES divulgado nesta quinta-feira (19).

A rede pública de saúde disponibiliza gratuitamente diversas vacinas como forma de evitar surtos de doenças imunopreveníveis, como o sarampo, febre amarela, caxumba, rubéola, poliomielite, entre outros. No entanto, é preciso que a imunização esteja em dia conforme o Calendário Nacional de Vacinação. Desde agosto, a aplicação da ‘dose zero’ da vacina contra sarampo segue em Uberaba, após determinação do Ministério da Saúde para que fossem imunizadas crianças de 6 meses a menores de 1 ano.

A Secretaria de Saúde destaca que a vacina Tríplice Viral (contra sarampo/caxumba/rubéola) está disponível nas Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 16h, para a população de 12 meses a 49 anos de idade de acordo com o esquema preconizado. As salas de vacina da Unidade Matricial de Saúde (UMS) Professor Aluízio Prata, no bairro Elza Amuí, e a UMS Nossa Senhora da Abadia, no bairro Abadia, funcionam até as 21h.

Só precisa se vacinar quem não estiver com a caderneta em dia. São considerados vacinados pessoas de 12 meses a 29 anos que comprovem duas doses de vacina, pessoas de 30 a 49 anos que comprovem uma dose e profissionais de saúde, independentemente da idade com duas doses.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por