SAÚDE

Surto em Minas: casos de sarampo aumentam 44% em Minas Gerais

Já são 26 pessoas diagnosticadas com a doença

Publicado em 19/09/2019 às 18:24Atualizado em 18/12/2022 às 00:23
Compartilhar

Doença altamente contagiosa, o sarampo se espalha rapidamente por Minas Gerais. Já são 26 pessoas diagnosticadas com a doença. Notificações já foram registradas em 86,5% dos municípios. Situação que pode ser ainda pior. Ainda estão sendo investigados 507 casos. A vacina tríplice viral – que também protege contra a caxumba e a rubéola – está à disposição em todas as unidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na semana passada, o Ministério da Saúde incluiu Minas Gerais na lista dos estados com surto ativo de sarampo.

“Na maioria dos casos, uma segunda amostra de soro e também uma análise minuciosa das investigações são necessárias para elucidação definitiva. Vale ressaltar que em todos os casos suspeitos, o bloqueio vacinal (profilaxia pós exposição direta) deve ser realizado oportunamente em até 72 horas após o contato com o suspeito, ação que contribui para a interrupção da cadeia de transmissão e não aparecimento de casos secundários”, explicou a Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG).

Somente nos últimos três meses, foram 22 casos confirmados em Minas. Segundo a SES, “a maioria relacionada à importação do vírus de doentes que estiveram em cidades do estado de São Paulo”.

Os municípios com confirmações de pessoas com a doença sã Juiz de Fora (3), Belo Horizonte (6); Betim (1), na Grande BH; Itaúna (1), no Centro-Oeste; Pedralva (1), no Sul de Minas; Uberlândia (9), no Triângulo Mineiro; e Unaí (1), no Noroeste.

*Com informações do Estado de Minas 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por